Nota de Repúdio

O curso de Museologia da Universidade de Brasília manifesta o seu profundo repúdio ao ataque terrorista e à tentativa de se promover um golpe de estado no Brasil, no dia 8 de janeiro de 2023.

Lamenta a destruição de bens patrimoniais de caráter museológico, artístico, histórico e arquitetônico brasileiros, manifestados nas agressões a partes do conjunto moderno de Brasília, tombado como patrimônio nacional e inscrito na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

Repudia veementemente os ataques aos edifícios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional (instituição que sedia o Museu do Senado), aos seus bens móveis e integrados, a exemplo de obras de arte, mobiliário e documentos históricos que foram danificados, destruídos e/ou roubados.

Reafirma a confiança na democracia e o compromisso com a preservação do patrimônio cultural brasileiro e se coloca à disposição para ajudar no que for possível.