LABORATÓRIOS


 

No projeto político pedagógico do Curso de Museologia, estão previstos os seguintes laboratórios :

 

  1. Laboratório de Museografia e Exposição Curricular (LAMEC) tem como objetivo auxiliar na compreensão de como são elaboradas, planejadas, organizadas, implantadas e avaliadas as exposições museológicas. Por meio da experiência prática da curadoria, da produção e da montagem de exposições curriculares, o LAMEC viabiliza a experiência material dos discentes de modo a prepará-los tecnicamente para o acesso aos museus e espaços museais, o manuseio dos objetos museológicos, e a segurança dos acervos. Em seu escopo de atuação, o LAMEC processa e investiga a questão da imagem, da forma, da cor, do som e do cenário aplicado à prática de exposições. Aguça a percepção sobre arquitetura, espacialidade, volumetria e temporalidade. Desenvolve os componentes expográficos associados ao espaço museológico, ao acervo e aos suportes. Estuda o processo relacional da exposição com o público; as metodologias de identificação e interpretação por meio dos recursos expográficos desenvolvidos; e, as estratégias de comunicação para a inclusão social.
  1. Laboratório de Reserva Técnica e Documentação (LARTD) tem a função de proporcionar ao discente a prática da guarda do acervo não exposto, observando precauções especiais quanto à localização, proteção contra roubo, catástrofes e condições ambientais apropriadas. A coleção na Reserva Técnica precisa estar acondicionada em local apropriado e quando necessário, na parte externa são anotadas as principais características da peça, como: datação, origem e descrição física. Pela Reserva Técnica, que assegura a movimentação organizada e segura de materiais, os museus renovam constantemente seu acervo e o visitante percebe as intervenções periódicas na instituição. A missão de difusão cultural, educação patrimonial e desenvolvimento social e da cidadania estão intimamente relacionados a esse laboratório. A Reserva Técnica é tão importante quanto o próprio museu. É o lugar adequado tecnicamente para dar suporte às atividades museológicas, por isso é de vital importância sua prática. Geralmente, a reserva possui inúmeras peças, acervos completos, coleções de estudo, incluindo as respectivas estruturas expográficas, que aguardam catalogação, cadastramento, inventário, restauro, outras intervenções ou aguardam para uma exposição. A Reserva Técnica é o local para a realização da manutenção do que está exposto, como também do que será mostrado nas exposições temáticas.
  1. Laboratório de Conservação (LACON) tem como objetivo promover o desenvolvimento da investigação científica nas áreas da Conservação e Restauro. Serão realizadas atividades de ensino e pesquisa no campo da conservação, conservação preventiva e restauração de peças típicas de acervos museológicos. As atividades têm como referencial a manutenção da integridade e da autenticidade dos elementos constitutivos do objeto museal no momento do projeto e da intervenção técnica. Para que tais atividades sejam mais bem executadas, serão estabelecidos acordos de cooperação com laboratórios de conservação no país.
  1. Laboratório de Multimídia e Espaços Virtuais (LEV) visa criar um ambiente prático para a exploração da dimensão digital nos museus, abrangendo todas as suas funções e expressões. O objetivo principal é capacitar os estudantes no desenvolvimento de habilidades essenciais para analisar as Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da representação, comunicação e interação museal. Além disso, busca-se capacitá-los na criação de experiências inovadoras que integrem elementos multimídia e ambientes virtuais, adaptando-se às atuais demandas contemporâneas do campo museológico. Dentro desse escopo, serão abordados diversos temas, incluindo os usos e impactos da tecnologia na Museologia, exploração de tendências e inovações em multimídia para museus, arquitetura da informação, museus virtuais, princípios de design para ambientes virtuais, compreensão dos conceitos de experiência do usuário (UX) e design de interface (UI), além de foco em sites e mídias sociais. A mediação entre visitantes e exposições, curadoria digital e participativa também serão temas essenciais, proporcionando aos estudantes uma visão abrangente e prática da influência das tecnologias digitais no âmbito museológico.
  1. Laboratório de Museologia Social (LABMUS) integra os projetos realizados por professores e discentes do curso de Museologia relacionados as temáticas da Museologia Social/Sociomuseologia e/ou Museologia Decolonial especialmente afetados pela intersecção da Museologia e do Patrimônio com as críticas a memória do poder e do poder da memória, valorizando os marcadores sociais da diferença e o direito à memória. Pretende incentivar e reunir pesquisas, projetos de extensão, elaboração de um observatório, promover colóquios e estimular publicações em torno das estratégias de enfrentamento realizadas no campo epistêmico da Museologia nas interfaces com o a temática dos direitos humanos, o desenvolvimento social e a ética profissional. Para tanto, privilegia propostas que discutam experiências em Museologia Social como estratégias para reafirmação das diferenças culturais, questionamento das desigualdades e defesa dos valores democráticos; a relação entre processos museológicos e tentativas de restituição de histórias silenciadas, subjetividades reprimidas e conhecimentos populares. A proposta é de, a partir de diferentes metodologias e referenciais teóricos construídos na confluência entre políticas públicas, práticas comunitárias e ações museológicas e museais, proporcionar um espaço de reflexão sobre a relação entre Museologia e Direitos Humanos, potencializando as investigações sobre a poética e a política da memória a partir de questões de gênero, raça, classe, orientação sexual, geração, região e expressões populares.