l lacon1524318149

Laboratório de Prevenção, Conservação e Restauração – LACON

O LACON tem como objetivo promover o desenvolvimento da investigação científica nas áreas da Conservação e Restauro. Serão realizadas atividades de ensino no campo da conservação, conservação preventiva e restauração para preservação de acervos museológicos. As atividades tem como referencial a manutenção da integridade e da autenticidade dos elementos constitutivos do objeto museal no momento do projeto e da intervenção técnica.

Para que tais atividades sejam melhor executadas, serão estabelecidos acordos de cooperação com laboratórios de conservação no país e o Laboratório terá sob sua atribuição a Oficina de Restauração de obras com suporte em papel e tecido.

 

LACON 1 – Análises Climáticas -  A Conservação Preventiva atua indiretamente ao objeto cultural, estudando as questões ambientais que podem vir a desencadear processos de degradação. A análise climática de ambientes depende do gerenciamento ambiental utilizando equipamentos de medição e do diagnóstico de conservação de ambientes e coleções. Esta atividade permite realizar análise de riscos ambientais que o acervo museológico pode estar sujeito. O ambiente inadequado de temperatura, umidade e luz poderá desencadear no acervo degradação física, química e biológica. Para um museu poder optar qual a melhor estratégia para os seus ambientes é necessário um período de monitoramento ambiental.

LACON 2 – Acondicionamento - O acondicionamento é a barreira de proteção mais próxima do objeto. O acondicionamento protege o objeto das forças físicas diretas e as condições ambientais no interior das embalagens são estáveis, protegendo-os das variações bruscas quando em ambiente inadequado. A pesquisa no LACON 2 se faz a partir de um estudo minuciosos do objeto museológico, verificando as suas necessidades de acondicionamento considerando as suas características materiais e vulnerabilidades. É fundamental o reconhecimento dos materiais de acondicionamento, pois eles devem ser compatíveis e estáveis.

LACON 3 – Conservação Curativa e Restauração - A função da conservação curativa é estabilizar processos de degradação já presentes no objeto sem necessidade de intervenção na estrutura do mesmo, tais procedimentos podem abranger desde higienização e pequenos reparos, remoção de vernizes até os tratamentos aquosos e químicos. Já nas intervenções restaurativas é necessário reestruturar o objeto das perdas sofridas, reestabelecendo assim as suas funções estéticas.

Disciplinas vinculadas:  

Conservação e restauração de documentos 

Museologia e preservação 1

Museologia e preservação 2

Museologia e Comunicação 4