Curso: Museus de Arte: história, coleções e poética.
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

Presencial

Período: dias : 10,11,12 /  17,18,19  / 24,25 e 26 de março de 2015
Horário: 12h00 as 14h00
Horário: 12h as 14h
Avaliação: 75% de frequência
Proposta: A história dos museus de arte se confunde com a própria história de expor arte nos últimos dois séculos. Os espaços museológicos serão compreendidos neste minicurso como formativos e formadores do próprio conceito do que venha ser artístico, por meio das narrativas da História da Arte. Enquanto formativos, eles são afetados pela criação artística, pelos modelos expositivos e de colecionamento de outros museus e pela dinâmica do sistema das artes.  Como formadores, ajudaram a construir modelos de percepção, formas de fruição e sistemas de circulação não apenas da arte, mas, sobretudo de sua imagem. Com a arte contemporânea, os museus de arte ganharam nova dinâmica, ampliando seu poder sobre as narrativas da história da arte. Enquanto sujeito do circuito da arte, os espaços museológicos pertencem a uma rede de instituições que tenta, a seu modo e finalidade, estabelecer sentidos unívocos ou dominantes para os objetos que acolhem ou interpretam. Os usos que essa rede efetiva sobre determinadas produções pode, em boa medida, ser percebidos pelos processos discursivos que os legitimam dentro de instâncias tão complementares quanto concorrentes como a história da arte, a estética, a crítica e a educação.  Analisar a relação entre ?museus?, artistas a esta rede institucional, desde meados do século 20 até nossos dias, é a base proposicional deste minicurso.

Objetivos: A aquisição, a crítica e a elaboração de conhecimentos específicos pertinentes às artes visuais por meio do debate sobre processos poéticos e coleções que tomam como princípio gerador e articulador os espaços museais.

Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de instituições museológicas e educadores da rede de ensino.

Local: ICC Sul ? Subsolo, módulo 6, Departamento de Artes Visuais - Universidade de Brasília

Inscrições: 28/02 a 10/03.
Interfoco/UnB
http://www.unb.br/administracao/decanatos/interfoco/
Vagas limitadas