• catedral.jpg
  • catetinho.jpg
  • congresso.jpg
  • exposicao1.jpg
  • museu5.jpg
  • museucatetinho2.jpg
  • museunacional.jpg
  • museunacional2.jpg

Informes

"O curso de Museologia da FCI seleciona graduand@s com interesse no Projeto de Iniciação Científica:
"Museu, memória e infância: interatividade, suportes lúdicos e formas de representação da criança nos 
museus brasileiros". 
Professora responsável: Marijara Souza Queiroz
Entrevistas de seleção devem ser agendadas por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) até 18/04/2016."

 

 INFORME


 Exposição cerrado: uma janela para o planeta

 A exposição será dividida em três grandes módulos: Grande Sertão, Veredas: paisagens do cerrado; A Trama do Cerrado: Diversidade; e Os Quatro Elementos: água, fogo, terra e ar. E contará com projeção de filmes, feira do Cerrado, programa educativo, oficinas e mesa redonda sobre biodiversidade. O público poderá passear por diferentes paisagens e compreender a importância da preservação deste bioma que vem sofrendo intenso processo de desmatamento.

Exposi cerra

Programação 


La Revista Electrónica de Fuentes y Archivos

La Revista Electrónica de Fuentes y Archivos es una publicación virtual del Centro de Estudios Históricos Prof. Carlos S. A. Segreti, unidad asociada al CONICET. Está dedicada al análisis de la producción historiográfica local, provincial y nacional, el estudio del patrimonio documental que guardan los archivos del país y las nuevas formas de interrogar a las fuentes a partir de los recientes abordajes teórico-metodológicos de la disciplina histórica. Está abierta, además, a la recepción de información y estudios sobre patrimonio documental y repositorios de otros países del mundo. Acepta artículos de investigación originales, dossiers temáticos y reseñas, tanto de investigadores argentinos como extranjeros, y en cinco lenguas: castellano, francés, inglés, italiano y portugués. Los trabajos incluidos son seleccionados mediante un proceso de arbitraje llevado a cabo por especialistas.

http://www.refa.org.ar/revista.php?idEdicion=5


Charlie Brown no Museu

Charlie Brown no Museu
http://youtu.be/kZOv3yHw4cU

Consciente da importância dos museus enquanto espaço de reflexão. educação, encontro e lazer, a professora da turma de Charlie Brown organiza uma excursão ao Museu de Arte da cidade. Após a visita os alunos devem preparar, para efeito de avaliação, um relatório sobre o Museu.


I SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA (I SEBRAMUS) - inscrições até 17/08/2014

sebramus

O evento ocorrerá na cidade de Belo Horizonte, entre 12 a 14 de novembro de 2014. As inscrições para apresentação de trabalhos serão realizadas até o dia 17 de agosto de 2014.

Mais informações podem ser obtidas através do site: http://sebramus.eci.ufmg.br/


 Informação sobre o I EREMU Região Sudeste

 I EREMU (Região Sudeste)
Por questões administrativas o I Encontro Regional de Estudantes de Museologia do Sudeste (I EREMU-Sudeste), que ocorreria em Ouro Preto, está suspenso. Em breve divulgaremos um novo local e data, peço desculpas a todos os estudantes e agradeço a compreensão. 
Grato, 
Giovanni Augusto 
Articulador da Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia Região Sudeste


museografia 20142

Informações aqui !!!!


veracidade

Exposição curricular do Curso de graduação em Museologia da UnB - 1 sem./2014

"Ver[A]cidade"

 2

 Período: 09/06   à  18/06 / 2014 

Horário: 9h - 19h

Local: Galeria da FAU - ICC Norte/ UnB.

Campus Darcy Ribeiro/ Brasília

Site: http://veracidade.net.br/ 

Facebook : https://www.facebook.com/ExposicaoVeracidade?fref=ts

Twitter: https://twitter.com/expoveracidade
Instagram: http://instagram.com/expoveracidade


Inscrições abertas para o ENANCIB 2014

Início do XV Enancib: 27/10/2014

A ANCIB e a Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) lançaram o site do evento e as informações relativas às inscrições. Este ano o tema do ENANCIB será: Além das "nuvens": expandindo as fronteira da Ciência da Informação. Segundo nota informativa, o tema remete a possibilidade de reflexão sobre o importante papel da Ciência da Informação nos novos contextos digitais, como cloud computing, big data, linked data e outros. Os sócios em dia com a anuidade 2014 da ANCIB tem 50% de desconto na inscrição. Confira as informações sobre as inscrições em:http://enancib2014.eci.ufmg.br/inscricoes-e-certificados/faca-sua-inscricao-no-enancib-2014  /    https://www.facebook.com/enancib2014

 

Inicio das inscrições: 01/06/2014
Inicio das submissões: 01/06/2014
Data final para submissões: 15/07/2014
Notificação de aceitação: 15/08/2014
Notificação para revisão de normalização: 15/09/2014
Submissão de versão final para anais: 30/09/2014
Início do XV Enancib: 27/10/2014
Inicio do Pós-Enancib (grupos de pesquisa): 30/10/2014


socios.jpg

Cursos cortos especializados en Arte Contemporáneo 

curso-verano.JPG

Presentamos los Cursos de Verano de MEGAC 2014, una oportunidad de reciclarte en estos temas y seguir apasionándote con el Arte Contemporáneo.

¿Estás pensando en matricularte? ¡Date prisa!

Descubre más sobre nuestros cursos online con webinars aquí abajo y en nuestra web: http://masterartecontemporaneo.com/cursos-de-verano/

curso-verano1.JPG

El plazo de matriculación finaliza el 09 de Junio y las clases on line serán a partir del 12 de Junio de 2014.

  Todos los cursos tienen Asesoramiento y Tutorías en Tiempo Real

Puedes solicitar más información o inscribirte en:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank" rel="nofollow">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Te esperamos, 

Georgina DeCarli
Directora ILAM
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.ilam.org

Fundación ILAM, Apdo #02, 1175 Plaza Uruka, San José, Costa Rica, www.ilam.org
Una organización sin fines de lucro conformada en Costa Rica, con cédula jurídica3-006-215695


mast

www.mast.br


FAOP lança o edital do processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP torna público o edital para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA para o segundo semestre de 2014, onde 20 vagas são oferecidas.

Com a finalidade de formar profissionais técnicos capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis, o curso possui grade curricular total de 1552 horas e seu processo de ensino aprendizagem alia fundamentação teórica e o trabalho prático para a formação completa dos discentes.

Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o curso, com 90% de seus alunos formados inseridos no mercado de trabalho, possui estrutura sólida e conta com um qualificado corpo docente composto por 19 professores e ateliês equipados que trabalham com acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

No primeiro momento do curso, o aluno entra em contato com as teorias de História da Arte, disciplina essencial para a formação crítica-analítica dos alunos, pois estuda a arte e suas manifestações através do tempo, estabelecendo a sua periodização e salienta as suas características artísticas, fornecendo, assim, a capacidade de reflexão dos alunos sobre a obra a ser trabalhada, permitindo a análise de sua estética, seu estilo e sua importância histórico-social.

Outra disciplina essencial estudada neste primeiro momento do curso é o Barroco, principal manifestação artística praticada nas colônias portuguesas no século XVII, sendo assim, uma estética prevalecente no acervo trabalhado nos ateliês do Núcleo de Conservação e Restauração.

No segundo momento do curso, o aluno adquire conhecimentos práticos de intervenções físicas e químicas, como remoção de camadas de pintura, reintelamento, reforço de borda, ilusionismo de douramento com pontilhismo entre outros e inicia os trabalhos em simulados, aplicando os conhecimentos assimilados.

Após o processo de aprendizagem técnica, o aluno vai para a etapa final do curso, realizando intervenções em obras por meio de análise, estudo de caso e intervenção física e química. Com a realização desses processos na aprendizagem, o curso garante uma formação de técnicos restauradores de excelência.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$50,00, acontecem pelo site da FAOP de 9 de junho a 14 de julho. As provas serão realizadas no dia 19 de julho, sábado, das 9h às 12h, em local a ser informado até o dia 17 de julho. Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 2° ano do ensino médio.

O exame de seleção se realizará por meio de questões objetivas de língua portuguesa, química e pela elaboração de uma redação dissertativa, conhecimentos básicos necessários para realizar o curso, 

As aulas serão ministradas no período matutino e aos sábados, com possibilidade de aulas extras à tarde. As aulas tem início no dia 18 de agosto de 2014. O curso terá mensalidade de R$300,00.

cursotecnoco conservacao 

 


 fmcrui

site: http://www.pesquisaemcultura.uff.br/site/


Congresso Internacional Artes, Patrimônio e Museologia
 
CHAMADA DE TRABALHOS

Encontra-se aberta, de 20 de Fevereiro a 18 de Junho de 2014, a chamada pública para submissão de trabalhos para o Congresso Internacional Artes, Patrimônio e Museologia, a ser realizado entre os dias 20 a 22 de Agosto de 2014, na Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, Meio Norte do Brasil. O Congresso Internacional é uma concepção e realização do Grupo de Pesquisa VOX MUSEI arte e patrimônio, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Conta com o apoio institucional da Universidade Federal do Piauí, Brasil, Programas de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (Mestrado Profissional[1]) e Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado). 

O desafio que se propõe aos investigadores e profissionais é apresentarem propostas de trabalhos que permitam reflexões sobre as artes, o patrimônio e a museologia e suas interfaces com os territórios, as comunidades e a sustentabilidade.

Ao longo do Congresso Internacional terão lugar uma feira cultural, diversas oficinas, mesas temáticas, exposições, lançamentos e apresentações orais de investigações e/ou de experiências, relacionadas com as realidades sociais, culturais e políticas de países de língua portuguesa e castelhana (espanhola).

Tema

Territórios, comunidades e sustentabilidade

 

Línguas (comunicação oral e escrita)

Português

Castelhano (espanhol)

site: http://ufpi.br/patrimoniocultural/materias/index/mostrar/id/11688 


I Seminário Brasileiro de Museologia

O I Seminário Brasileiro de Museologia (I SEBRAMUS) é um  evento científico da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, já está disponível para receber inscrições. O evento ocorrerá na cidade de Belo Horizonte, entre 12 a 14 de novembro de 2014.  As inscrições para apresentação de trabalhos serão realizadas de 20 de maio até as 23h59 de 17 de agosto de 2014.

Maiores informações e detalhes podem ser obtidos através do site: http://sebramus.eci.ufmg.br/
REDE DE PROFESSORES E PESQUISADORES DO CAMPO DA MUSEOLOGIA  


Revista de Arqueologia

As Profa. Cristina Bruno e Profa. Camila Wichers estão organizando, a pedido da Comissão editorial da SAB, um número temático sobre Musealização da Arqueologia.

Esse número trará uma reunião de artigos referentes aos diferentes problemas sobre Musealização da Arqueologia no Brasil, que têm sido tratados em trabalhos acadêmicos e discutidos em certames científicos, com especial ênfase para: tratamento curatorial de coleções e acervos arqueológicos; abordagem sobre território patrimonial e perspectivas arqueológicas; diagnóstico e planejamento museológico de instituições de arqueologia; educação museológica e herança patrimonial de bens arqueológicos; arqueologia e instituições preservacionistas; memória, identidade e musealização.

Até o dia 10 de junho de 2014 ainda estão sendo recebidos resumos para uma Seção de divulgação de trabalhos concluídos ou em fase de elaboração que abordem os temas indicados.

Para tanto, é preciso enviar para o e-mail das organizadoras (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) as seguintes informações:

•    Título

•    Autor (res)

•    Vínculo institucional da pesquisa

•    Orientador

•    Ano de início da pesquisa

•    Ano de conclusão da pesquisa ou de previsão de término

•    Inserção da pesquisa: (  ) Graduação  (  ) Pós graduação - mestrado (  ) Pós graduação - doutorado

•    Resumo (até 150 palavras)

http://sabnet.com.br/revista/acesso


Dia Internacional do Museu

diadomuseu icom 2014

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Mundial do Museu. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus.  

Programação:

MinC -www.usp.br/cpc/pdf/diamuseus.pdf     |   ICOM - http://icom.museum/


12 Semana de Museus - Brasil

 

Ministério da Cultura - www.usp.br/cpc/pdf/diamuseus.pdf      |    Programação - http://eventos.museus.gov.br/


Coleções Privadas

O Centro Cultural Câmara dos Deputados, no contexto da programação da Semana dos Museus, tem a honra de convidar para a palestra da Profª Drª Vera Tostes, museóloga e diretora do Museu Histórico Nacional, no dia 15 de maio, às 14h, que versará sobre o tema das coleções privadas e musealizadas.

image001

 


 

Plano Museológico

convite

 


 

Aula Magna

museologia unb

O curso de museologia convida a todos para a aula magna: Um balanço sobre museus e museologia".                                                                                 

Palestrante: Heloísa Barbuy, Supervisora do Museu Republicano “Convenção de Itu”, do Museu Paulista-USP
Dia: 08/05/2014, quinta feira, 14h
Local: Auditório da FCI


Acesse o calendário do nosso site do Curso de Museologia e acompanhe outras programações .

Em: "Ver mais"  >  "calendário"


Editora Popular

DSC 0451

A Faculdade de Ciência da Informação marcou presença na 2ª Bienal do livro de Brasília. A editora popular “Abadia Catadora”, uma das atividades do projeto de extensão da FCI, apresentou no evento sua nova publicação “Sem rosto, família ou nome”, de Marcão Aborígene.

O livro do autor reflete suas experiências de vida relacionadas às lutas sociais e a comunidade estrutural, onde foi conselheiro tutelar. Para ele, a iniciativa da editora convoca todos da comunidade a narrar uma história, falar das dificuldades e das boas coisas da periferia. “O objetivo do livro é mostrar a voz e as conquistas de classes que não são contempladas nos livros de história como os negros, as mulheres, os obesos, quem vive na periferia. Mostrar que eles também têm história de vida”, disse.

Experiência que vem dando certo

Esta é a segunda edição que a editora comparece a Bienal de Brasília. Na última vez, Almir Gomes, morador da cidade estrutural, apresentou a obra “A menina e o rio” falando sobre a amizade e a relação do ser humano com o meio ambiente. A publicação superou as expectativas e vendeu cerca de 100 exemplares. “A experiência foi sensacional e nos deu vontade de trabalhar ainda mais com a editora”, conta.

O projeto

A editora popular Abadia Catadora é uma das atividades desenvolvidas no “Ponto de Memória da Estrutural” pelo projeto de extensão da FCI. A ideia surgiu quando o professor Mário Chagas presenciou um projeto similar em Buenos Aires, na Argentina, chamado “Eloisa Cartonera”.

Animado com a perspectiva de implementar a ideia na Estrutural, o professor convidou dois participantes do projeto na Argentina para ensinar as técnicas na comunidade. De lá para cá, 4 títulos foram produzidos pela editora.  Hoje, ele está sob a responsabilidade da coordenadora de extensão, Profª Déborah Santos  e da extensionista Profª Silmara Küster.

Moradora da estrutural e responsável pela editora, Abadia destaca que o projeto tem feito a cidade evoluir e cumprir seus objetivos: dar voz à Estrutural e chamar a atenção de pessoas de fora da cidade. “Desde que publicamos o primeiro livro diversas pessoas nos procuraram para entender como fazíamos. De lá para cá, a comunidade cresceu com a oportunidade de poder escrever sua própria história”, destaca.


 Oficinas

O curso de museologia oferecerá, no dia 12 de abril de 2014, um ciclo de oficinas técnicas em gestão e sistemas de informação museal. O evento acontecerá no anexo da BCE/FCI/UnB.

Programação:

Oficina 1 : Sistemas de informação Museal por Amanda Oliveira (CGSIM/IBRAM)

Oficina 2: Plano Museológico por Marijara Queiroz(UnB e CPIM/IBRAM)

Para realizar as inscrições os interessados devem mandar email para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 flyer oficinas museologia UNB VF


Defesa de TCC

Título: A Casa da Memória Viva da Ceilândia: uma análise á luz da Nova Museologia (1997-2010)
Estudante: Vinicius Carvalho Pereira

Orientadora: Profª Ms. Deborah Silva Santos
Data:13 de dezembro de 2013 - 16h00min
Local: FCI-UnB   


Defesa de TCC

Título: PROJETO EXPOGRÁFICO DO CENTRO DE MEMÓRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL: uma proposta museológica.

Estudante: Isabela Curvo

Orientadora: Profª Monique Magaldi

Data:16 de dezembro de 2013 - 10h00min
Local: 
FCI-UnB   


Exposição "Macanudismo - Quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers"

Museu do Correios -  Brasília/ DF

Dodia 12/12/ 2014 - 02/ 03/ 2014

Acesse: http://www.mandacarudesign.com.br/macanudismo/apresentacao/


Curso Caminhos da Preservação do Audiovisual

Prof.ª Daniela Giovana Siqueira

Carga Horária - 20 horas

Carga Horária - 20 horas

Datas
16/12/2013 - 14 às 18h
17/12/2013 - 9 às 18h
18/12/2013 - 9 às 18h
 
As inscrições devem ser feitas no Interfoco/UnB para obtenção de certificado.
50 vagas

https://www.sistemas.unb.br/siex/publico/oferta_extensao_listagem.xhtml


Palestra: História e Organização dos Museus  de Ciência na França: temas científicos, educativos e jurídicos. 

Palestrante: Michel Van Präet (professor emérito do Museu de História Natural em Paris)

Dia:  09 de dezembro de 2013,  às 14 horas

 Local: Auditório da FIOCRUZ( Campus Darcy Ribeiro/ Asa Norte/ Brasília).

 


II Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

 

A Faculdade de Ciência da Informação (PPGCinf/FCI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)  tem a hora de convidar à todos para a solenidade de abertura do II Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade que acontece no auditório da Faculdade de Ciência da Informação hoje, dia 09, às 19 horas, com uma programação cultural.
Conforme divulgado anteriormente (durante o WICI) o seminário continua nas manhãs e tardes da terça e quarta, dias 10 e 11, com a coordenação de professores em mesas redondas debatendo os seguintes temas:
 Estudo de usuários, Competência em Informação, Tecnologia e Sociedade, Políticas da Informação, Organização e representação da informação. Pedimos especial atenção aos coordenadores de mesas para os horários e datas estabelecidos pela comissão científica.
Encaminhamos para conhecimento a programação do evento (em anexo - pdf) e destacamos que o documento encontra-se publicado na web.
Agradecemos o apoio de todos e pedimos a divulgação dos trabalhos.
A Direção
 
Página web del Seminario:
 http://www.seminariobrasilespanha.fci.unb.br/
 
Programación completa:
http://issuu.com/necfci-unb/docs/ii_semin__rio_hispano_-_brasileiro_72085fddd629d2

Faculdade de Ciência da Informação - FCI
Universidade de Brasília - UnB

 


 

 Palestra - Museu de Ciências

No âmbito do IX WORKSHOP INTERNACIONAL EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, a Faculdade de Ciência da Informação receberá o Prof. Dr. MICHEL VAN PRÄET, PROFESSOR EMÉRITO DO MUSEUM NATIONAL D ́HISTORIE NATURELLE, PARIS.

Dia 4/12/2013

 16h30 18h30 – Mesa Redonda III: Museu de Ciências

 Coordenação: Profa. Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes, Universidade de Brasília

Collections et Musées Scientifiques: une Utopie Toujours d’Avenir (Coleções e

Museus Científicos: uma Utopia Promissora)

PROF. DR.MICHEL VAN PRÄET, PROFESSOR EMÉRITO DO MUSEUM NATIONAL D ́HISTORIE NATURELLE, PARIS

Debatedores:

Dra. Luciana Sepúlveda, Fundação Oswaldo Cruz (Brasília)

Dra. Maria Esther Alvarez Valente, Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Local: Auditório da Faculdade de Ciência da Informação / FCI/UNB, Ao lado da Biblioteca central da UnB, Asa Norte/ Brasília.

Programação completa em: http://www.ppgcinf.fci.unb.br/images/WICI2013FormatoA.pdf

Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – FCI/UNB

Maiores informações:

Telefones: 61  3107 2632 e 2633

http://www.ppgcinf.fci.unb.br/


I SHistoriaArteMuseusRealização: Grupo de Pesquisa  de MUSEOLOGIA, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UnB) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arte e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Apoio: Projeto VisLumbres/Departamento de Artes Visuais

 

 


 

À comunidade Acadêmica:


É com prazer que informamos que foram indicados para premiação na categoria Menção Honrosa do 19º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 10º. Congresso de Iniciação Científica do DF os/as seguintes estudantes da FCI:

Menção Honrosa ProIC 2012/2013

Bolsista Orientador instituição Título
Elizangela Guimaraes de Melo ELIZÂNGELA CARRIJO UnB Trajetória cênica/ DF nas páginas do Jornal de Brasília (1972-1982)
Fernanda Souza Oliveira DEBORAH SILVA SANTOS UnB Massa documental CCN UnB: levantamento de hipóteses sobre a importância de acondicionamento documental específico para instituições na luta por direitos de reconhecimento no universo étnico racial.
Talita Avila Lucena ELIZÂNGELA CARRIJO UnB Metodologias para pesquisar o tema teatro/ DF em fontes jornalísticas


 
Menção Honrosa Premio Destaque Ciências Humanas - ProIC 2012/2013

Bolsista Orientador instituição Título
Mariana Sande Marques ANGELICA ALVES DA CUNHA MARQUES UnB Mapeamento de referências bibliográficas arquivísticas em dissertações e teses com temáticas na área na área (2006-2008)
Nathaly Rodrigues da Costa ANGELICA ALVES DA CUNHA MARQUES UnB O arquivista para as instituições dos poderes judiciário e legislativo federal: da formação profissional às demandas do mundo
Serenna Tharyne Alves de Souza ANGELICA ALVES DA CUNHA MARQUES UnB O arquivista para as instituições do poder executivo federal: da formação profissional às demandas do mundo do trabalho
Bruno Augusto Carvalho da Cunha FERNANDA PASSINI MORENO UnB Investigação de nomes controlados e de referências cruzadas em catálogos de bibliotecas universitárias


Coordenação de Pesquisa
Faculdade de Ciência da Informação - FCI
Universidade de Brasília - UnB
Tel: 3107-2622


 

Defesa de TCC

 Título: Os Objetos nos Museus de Ciências: entre originais e substitutos
Candidato:
Raniel da Conceição Fernandes
Orientadora:
Profª Drª Maria-Júlia Estefânia Chelini
Data:
29 de novembro de 2013, as 14h30min
Local:
Auditório da FCI-UnB 

  


convite 2014

Ao Curso de Museologia

Os alunos da disciplina Museologia e Comunicação IV têm o prazer de convidá-lo para prestigiar a abertura da exposição curricular ...E não foram felizes para sempre que acontecerá na Galeria FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -  ICC Norte/UnB), próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, às 19 horas. 

Confira a programação:

20 - 28/11/2013 - Período de visitação

20/11 às  19h - Abertura com a performance Nós Marilias por Nadja Dulci

21/11 às 13h - Debate: A separação e os conflitos de gêneros

Nadja Dulci: atriz, produtora cultural, arte educadora

Luana Ferreira: historiadora

Dra. Tatiane Lionço: doutora em Psicologia, ativista feminista e membro fundadora da Cia. Revolucionária Triângulo Rosa

22/11 às 14:00 - Vamos conversar? A experiência de um psicoterapeuta em processos de separação

Ms. Aroldo Ferreira Mendes

26/11 às 14:00 - Debatendo a produção cinematográfica sobre amor e separação

Ig Uractan Freitas Carvalho – Paixão traduzida

Pedro Beiler – Somos todos inocentes

Vinícius Fernandes – Pelo Caminho

Maurício Chades – Um copo d’água

Atenciosamente,

Estudantes do Curso de Museologia


SemisistemamuseusdoDF 


Minicurso de Extensão UnB - Controle Anóxia e Gestão Integrada de pragas

Caríssimos,

Nos dia 20 de novembro, das 14h às 18 h e dias 21 e 22 das 8h às 18h, será ofertado o Minicurso de Extensão com o Químico Restaurador  Stephan Shafer sobre Controle Anóxia e Gestão Integrada de pragas. Local auditório da FCI. Vagas limitadas.

Além dos métodos alternativos atóxicos de desinfestação também serão abordados a proteção de objetos museológicos por meio de microclima e/ou atmosfera modificada.

Inscrições pelo site - http://www.unb.br/

Entrar em  “Extensão”, INTERFOCO, Inscrições abertas 

Controle atóxica em Gestão integrada de pragas

Stephan Shafer

Att.

Profa Silmara Küster

Coordenadora do Curso de Museologia da UnB


Palestra

palestra andream1

Local:

Auditório da Faculdade de Ciência da Informação ( FCI/UnB)

Prédio ao lado da Biblioteca Central da UnB. Asa Norte. Brasília/DF

 


Vaga de Estágio (Museologia) - Museu de Ciência e Tecnologia / UnB

O escritório do Museu de Ciência e Tecnologia / UnB oferece vaga de estágio para alunos do Curso de Museologia. Os interessados deverão entrar em contato com a profa Silmara Küster via e-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 


Semana Universitária da UnB

mostra 2013 1 verde

Acesse a programação aqui >>>
Informações gerais:
1.A inscrição é exclusiva para os estudantes que irão expor pôsteres ( preencher o formulário na secretaria da FCI).
2. Os estudantes/expositores receberão certificados pelo DEX/UnB.
3. Cada estudantes será responsável pela elaboração e impressão (em gráficas) do pôster.

4.Todos os pôsteres deverão possuir o seguinte formato:
   Cabeçalho - contendo o logotipo da UnB e da FCI
   Título da Pesquisa
   Nome do aluno/os
   Nome do Orientador ou Professor responsável 
   No corpo do Poster: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e, se necessário, Agradecimentos e as Referências bibliográficas. 

5. Verificar ortografia antes da impressão final. 
6.Disposição Visual
      Tamanho recomendado para o pôster: 
      Largura ? = 90 cm 
      Altura ? = 100 a 120 cm. 
7. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
8. Os estudantes do PROIC 2012/2013 poderão inscrever/apresentar o pôster elaborado para o Congresso de Pesquisa. 
9. A Entrega do banner será feita à secretaria da FCI, até o dia 05/11/2013.
 
Coordenação do Curso de Museologia - FCI/UnB
A/C Professoras Silmara Kuster, Deborah Santos e Monique Magaldi
 
 
Foto
poster
 
 
 

Exposicao Itinerante BCE


I Seminário Internacional "O Direito a Cidade"

 

Durante a Semana de Extensão da UnB acontecerá O I Seminário Internacional "O Direito a Cidade" e o lançamento do Portal do Observatório de Economias Criativas. Pedimos a gentileza de divulgar para os professores, alunos e comunidade acadêmica a que tenham assesso.
Como atividade da semana de extensão deve-se fazer inscrição online nos sites abaixo.

Vejam os links:

http://www.semanauniversitaria.unb.br/index.php/inscricoes


Atenciosamente,
 
Fátima
Profa. Dra. Fátima Ap. dos Santos
Coord. de Graduação do Curso de Desenho Industrial
Vice-Coord. do PPG Design
Fotos
CAM000372


Minicurso de Extensão 

CONTROLE ATÓXICA E GESTÃO INTEGRADA DE PRAGAS

Stephan Shäfer

20, 21 e 22 de novembro de 2013


Algumas ações desenvolvidas pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus - Brasil):

Cadastro Nacional de Museus

Participação na pesquisa do Cadastro Nacional de Museus para figuração nas estatísticas museais brasileiras e divulgação de suas informações no Guia dos Museus Brasileiros. (61) 3521.4334 |4329 | 4292 | 4324 | 4291

http://sistemas.museus.gov.br/cnm/pesquisa/filtrarUf

Conhecendo os museus

A obra audiovisual Conhecendo Museus apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil. O objetivo é divulgar bens e valores culturais da humanidade democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos.

http://www.conhecendomuseus.com.br/

O Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia (Cenedom) é uma unidade da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Cenedom tem como atribuições promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados às políticas públicas museológicas; constituir coleções de fontes documentais e bibliográficas relevantes para a história da Museologia Brasileira; gerenciar a Política de Desenvolvimento de Coleções Bibliográficas do Ibram; realizar a preservação de todo o acervo do Cenedom bem como da memória técnica institucional do Instituto Brasileiro de Museus e auxiliar a pesquisa de projetos ligados à Museologia Brasileira.

Centro abriga a Biblioteca Central, Biblioteca Depositária e o Arquivo Permanente do Ibram. E possui os seguintes espaços: sala de estudos, sala de pesquisas online e sala do pesquisador.

 
 
 

Assunto: Veto presidencial à regulamentação da profissãode conservador-restaurador

Caros Colegas
 
Encaminho em anexo a carta aberta dos professores, alunos e técnicos do Curso de Conservação e Restauro da UFPel com o repúdio ao veto da Presidente Dilma ao Projeto de Lei sobre o reconhecimentoe regulamentação da profissão de conservador-restaurador. 
A carta também está disponível no site do  nosso Curso, no seguinte endereço: 

http://conservacaoerestauro.wordpress.com/2013/09/24/carta-aberta-contra-o-veto-da-regulamentacao-da-profissao-do-conservador-restaurador-de-bens-culturais-moveis/

É hora de mobilização e manifestação para tentar reverter esse triste momento!


Exposição

 
    

A próxima exposição curricular do Curso de Museologia da UnB versará sobre términos de relacionamentos.
Veja a reportagem do Bom dia DF sobre o processo de coleta de acervo desenvolvido pelos estudantes do
6 °período!

 http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/bom-dia-df/t/edicoes/v/museu-reune-presentes-de-ex-amores/2826307/

 

  da Exposição:

https://www.facebook.com/pages/E-n%C3%A3o-foram-felizes-para-sempre/422195794568710


Novo site do Ecomuseu de Santa Cruz/ RJ

http://www.quarteirao.com.br


  


 Curso Gestão de Projetos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial

Neste sábado, dia 14 de setembro, será realizado em Brasília o curso Gestão de Projetos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial . O curso apresentará noções gerais sobre Patrimônio Cultural Material e Imaterial e orientações de como utilizar a Lei Rouanet para projetos deste segmento. Também serão abordados aspectos do Sistema Brasileiro de Museus auxiliando na gestão de espaços e instituições museológicas. O curso é recomendado para integrantes de instituições museológicas públicas ou privadas, membros de entidades sem fins lucrativos, artistas, produtores culturais, técnicos e profissionais do setor cultural, pesquisadores interessados em desenvolver projetos de Patrimônio Cultural Imaterial e demais interessados. O instrutor será o produtor cultural e consultor Marcelo Miguel.

LOCAL DA AULA EM BRASILIA/DF - Espaço Cult Vídeo SQS 215 Sul - Bloco B - Sobreloja 03 - Asa Sul (Próximo da Estação 114 Sul do Metrô) (61) 3346-0222

PROGRAMAÇÂO E CONTEUDO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL E GESTÃO DE ACERVOS E MUSEUS

Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus Sábado – Dia 14 de Setembro – Das 9h00 as 17h00 9h00 as 10h40 - Parte 01 – Patrimônio Cultural Material – Conceituação e definição de Patrimônio. Base legal da definição de patrimônio cultural e o papel do estado nas ações de conservação e preservação. O que é Bem Cultural e suas particularidades. Conceituação de patrimônio cultural e suas categorias. As ações de preservação e resguardo. O Tombamento. Características e a legislação aplicada ao patrimônio cultural material. Programas especiais mantidos pelo poder público voltado ao patrimônio cultural. A estrutura do IPHAN e sua evolução histórica. 10h50 as 12h00 -

Parte 02 – Patrimônio Cultural Imaterial – Conceituação de Patrimônio Cultural Imaterial e sua evolução. Definição e diferenciação de Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Legislação brasileira e programas de fomento. Metodologia de inventário e pesquisa aplicada ao Patrimônio Imaterial Patrimônio Cultural e a Lei Rouanet – Características e especificidades de projetos culturais de Patrimônio Cultural Material e/ou Imaterial na Lei Rouanet. Cadastramento, documentos e tramitação para aprovação. 12h00 as 13h30 – Intervalo para almoço 13h30 as 14h00 – Dinâmica de grupo – exercícios para formatação de projetos culturais 14h00 as 15h20 -

Parte 03 – Gestão de acervos e museus – Evolução histórica dos Museus no Mundo e no Brasil. Características e tipologia dos museus. O colecionismo e a evolução dos tipos de coleções. O espaço físico para museus e suas características. A montagem das exposições e a manutenção dos acervos. Relação acervo x público. Observações gerais. 15h30 as 17h00 -

Parte 04 – Gestão de acervos e museus – Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus e exigências legais. Aspectos gerais da confecção do plano museológico. O IBRAM e a sua estrutura legal. Apresentação dos principais programas e editais de apoio para museus e acervos.

Inscrições Para participar do curso, basta enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando a inscrição.

A quitação da taxa de inscrição poderá ser efetuada no dia e local da aula. A taxa de inscrição para aqueles que fizerem solicitação antecipada será de R$ 90,00

Para os alunos que forem quitar a taxa na data e local sem reserva de vaga será cobrado a taxa de R$ 125,00


Lançamento do livro Gestão de Museus

O livro Gestão de Museus, um desafio contemporâneo: diagnóstico museológico e planejamento, tem mais dois lançamentos agendados. Conto com sua presença e ajuda na divulgação.

Lançamentos:

Brasília, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, dia 30 de setembro às 19h30.
Goiânia, na Livraria FNAC do Shopping Flamboyant, dia 28 de outubro às 20h.

 

Site da Ediitora Medianiz: http://www.editoramedianiz.com.br/

 

 


I Festival de Cultura Inclusiva do DF

O I Festival de Cultura Inclusiva do DF é uma mostra, coordenada por Lurdinha Danezy, dos trabalhos desenvolvidos por pessoas com deficiência nas oficinas de pintura, escultura em argila, cerâmica e papel machê oferecidas com o objetivo de criar um ambiente capaz de ensinar diferentes tipos do fazer artístico para pessoas com deficiência e possibilitar o contato direto de pessoas sem deficiência, candidatas a trabalhar como monitoras, para atender, entender e vivenciar as relações sociais entre pessoas socialmente instituídas como deficientes, usando os espaços culturais como ambiente para essa relação.

A exposição “Arte Visual” com curadoria de Glenio Lima, é composta por pinturas, esculturas e objetos em cerâmica e papel machê que poderão ser tocados tanto por cegos quanto por videntes vendados e contará com monitores intérpretes de libras e áudio descritores. 

A peça “Diversos Dias”, uma construção coletiva sob o comando da diretora teatral Mônica Gaspar com a participação de todo o elenco formado, na sua maioria, por pessoas com deficiência, será traduzida em LIBRAS e terá áudio descrição

Local: CCBB

Exposição Arte Visual: de 10 a 22 de setembro da 9h às 21h (Vão central)

Peça teatral  “Diversos dias”:  14, 15, 21 e 22 de setembro às 21 horas (teatro I)

Classificação livre/Entrada franca

Informações com Lurdinha Danezy no 92975885

Site: http://festivalinclusivo.com.br/1o-festival-de-cultura-inclusiva-do-df/


Acontece de 2 a 5 de setembro o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia. Concebido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP), o Simpósio busca divulgar a produção acadêmica deste campo e estabelecer diferentes níveis de interlocução com as políticas públicas voltadas à proposição e ao gerenciamento de museus e com a formação profissional. Leia mais...

 
O Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado fará a cobertura crítica do evento, com a produção de relatos, além de disponibilizar os registros em vídeo das palestras, mesas de discussões e trabalhos apresentados no Simpósio.
 

Site: http://www.forumpermanente.org/event_pres/simp_sem/i-simposio-pesquisa-em-museologia/


 

Cadastro Nacional de Museus/IBraM/ MinC - Para consulta online

Após suspensão temporária do serviço para atualização da plataforma, já está disponível para consulta do público a base de dados online do Cadastro Nacional de Museus, iniciativa desenvolvida pelo Ibram/MinC, que tem por objetivo conhecer e integrar os museus brasileiros por meio da coleta, registro e disseminação de informações sobre o setor. 

A ferramenta permite a busca de museus por nome, unidade da federação (UF), município, natureza administrativa e tipologia de acervo. Possibilita ainda identificar a quantidade de museus por UF e região, podendo ser utilizada por profissionais de museus, gestores, pesquisadores e público em geral.

 

Pesquise em: http://sistemas.museus.gov.br/cnm/pesquisa/filtrarUf

Saiba mais: http://www.museus.gov.br/noticias/cadastro-nacional-de-museus-ja-esta-novamente-disponivel-para-consulta-online/

Texto: Ascom/Ibram


 

13 de setembro de 2013 - RJ

Haverá transmissão via internet em tempo real, a partir da página do MAST.

http://www.mast.br/


 
Imagem inline 1
Convite para Encontros de Formação em Arte Contemporânea
Produção coletiva de sentidos
Data dos Encontros: 26 de agosto (segunda-feira) - das 14h às 17h
                                27 de agosto (terça-feira) - das 13h às 16h
Local: Auditório Dois Candangos | Faculdade de Educação - Campus Darcy Ribeiro -UNB
O Educativo Bienal, com curadoria educacional de Stela Barbieri, em parceria com o curso de Museologia da Universidade de Brasília, tem o prazer de convidá-lo para os Encontros de Formação em Arte Contemporânea.
Nestes encontros, o Educativo Bienal propõe uma conversa sobre conceitos, obras e artistas contemporâneos. Serão problematizadas as ações educativas em espaços culturais, o espaço expositivo como mediador da experiência estética e o caso específico da Bienal de São Paulo.
CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!

Caso não consiga abrir o link, cole o seguinte endereço no seu browser para ter acesso ao formulário de inscrição:
https://docs.google.com/a/bienal.org.br/spreadsheet/viewform?formkey=dHVialFDLUhGbFhwQ09TeGc1MURYSEE6MA#gid=0
 
--
Educativo Bienal
+55 11 5576 7611 r. 7688
 
Fundação Bienal de São Paulo
Parque do Ibirapuera · Portão 3
Pavilhão Ciccillo Matarazzo · 3º andar
04094-000 · São Paulo · SP · Brasil
www.bienal.org.br
Para saber mais sobre o Educativo Bienal, nossas ações e encontros, 
nos siga de perto:
 
 


Pré - Matrícula 2013/2:

Lembramos que o processo de pré-matrícula junto aos coordenadores de curso de graduação será realizado no período de 08 a 09/08/2013 e via web de 08 a 11/08/13.

Fonte: SAA http://www.saa.unb.br/


CALENDÁRIO  
1º/2013 - 1º de abril a 27 de julho
2º/2013 - 19 de agosto a 20 de dezembro

Matrícula em Disciplinas (via Coordenador de Curso): 8 e 9/8/2013

Matrícula em Disciplinas - Divulgação de Resultado: 13/8/2013 (via Internet a partir das 8h)

Matrícula em Disciplinas– Retirada do nome da Lista de Disciplina não atendida por falta de Vaga:13/8/2013

Ajuste de Matrícula- Coordenadores - Efetivação de Matrícula (Respeitando a Lista de Prioridades do SIGRA): 14 a 23/8/2013 (a partir das 9h)

Trancamento Geral de Matrícula (TGM - Automático)- Solicitação: 19/8 a 20/12/2013 (via Internet)

 
 
 
*recessos e feriados serão mantidos.

O Curso de Museologia da Universidade de Brasília e IPHAN tÊm o prazer de apoiar a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/ ICHS) no curso

 

Patrimônio Imaterial Mato-Grossense:

diversidade cultural e educação patrimonial 

 

Local: Auditório da Faculdade de Ciência da Informação (UnB)

Período: 05 e 06 de agosto de 2013

Horários: 8h-12h e 14h-18h (carga horária total:16h)

Inscrições no local - Gratuito 

Professoras

Profa Dra Thereza Martha Presotti (UFMT/Depto História)

Profa Ms Heloisa Afonso Ariano (UFMT/Depto de Antropologia)

 

Objetivos

Tendo por base o Banco de Dados do Inventário do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense (IPHAN/ UFMT- Museu Rondon, 2009/2011) e a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense propomos:

- estudos e análises da diversidade cultural regional com ênfase nos bens culturais de natureza imaterial (celebrações, formas de expressão, saberes/ modos de fazer e lugares), visando ainda a valorização das culturas indígenas e africanas e populares;

- divulgar políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e de educação patrimonial, e estimular pesquisas e a formulação de projetos tais como inventários, exposições e roteiros de visitas guiadas, aplicáveis no ensino e/ou turismo cultural.

 

Conheça mais sobre a Exposição Itinerante em: http://expoimat.blogspot.com.br/

 


 

IX Workshop Internacional de Ciência da Informação (WICI)

O IX Workshop Internacional de Ciência da Informação (WICI) é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. O WICI tem como objetivo promover o debate em torno da pesquisa realizada no âmbito da Ciência da Informação, considerando ainda aspectos do desenvolvimento e da inovação nesse campo. Na edição de 2013, o debate girará em torno das políticas de informação em curso no país e no mundo, especialmente as políticas públicas de acesso à informação, incluindo reflexões sobre condições de acesso e de comunicação. A organização do evento convida toda a comunidade científica a submeter seus trabalhos.

A conferência de abertura do IX WICI contará com a participação do Prof. Dr. Jerôme Fromageau, da Université Paris-Sud, sobre o tema As políticas públicas de acesso às informações: condições de acesso e de comunicação dos documentos públicos sob a perspectiva europeia e internacional.

As demais atividades estão organizadas em Mesas Redondas – que contarão com convidados brasileiros e estrangeiros, apresentações de trabalhos submetidos e Seminários dos Grupos de Pesquisa, que abordarão a pesquisa e o desenvolvimento a partir de diversas perspectivas de tópicos da Ciência da Informação e áreas correlatas.

As mesas redondas debaterão os seguintes temas:

  • Pesquisa Participativa e Open Science: Desafios e Oportunidades, Prof. Dr. Leslie Chan, University of Toronto;
  • Inteligência Competitiva e a Organização 2.0, Profa Dra Kira Tarapanoff, Universidade de Brasília;
  • Explorando a Dinâmica das Redes Complexas entre Empresas, Profa Dra Brigitte Gay, Toulouse Business School;
  • Ciência, Gestão de Documentos e Arquivos, Dr. Paulo Roberto Elian dos Santos, Diretor da Casa de Oswaldo Cruz;
  • Coleções e Museus Científicos: uma Utopia  Promissora, Prof. Dr. Michel Van Präet, Professor Emérito do Museum National d´Historie Naturelle, Paris;
  • La Fotografía, Memoria de la Historia e Imagen del Mundo en Tiempo Real,    Prof. Dr. José Antonio Moreiro González, Universidad Carlos III de Madrid;
  • Conocimientos y Opiniones de los Evaluadores de Carrera Docente Investigador Respecto de las Publicaciones de Acceso Abierto en Argentina, Brasil y México, Profa Dra Paola Bongiovani, Universidad Nacional de Rosario, Argentina;
  • Censo de Coleções Fotográficas Iberoamericanas, Prof. Dr. Juan Miguel Sanchéz Vigil, Universidade Complutense de Madrid;
  • A Representação nos Arquivos: Classificação, Descrição e Recuperação de Documentos de Arquivos, Profa Dra Johanna W. Smit, Universidade de São Paulo.

Veja aqui a programação do evento.


Data: 4, 5 e 6 de dezembro de 2013
Início das inscrições: 01/08/2013
Submissão de trabalhos: 01/08/2013 à 30/10/2013
Local: Auditório da Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Página do evento: http://soac.bce.unb.br/index.php/ixwici/2013/index


 


 
 
 
 

Seja um voluntário!
 
Convidamos você, jovem de qualquer idade a partir dos 18 anos, a ser voluntário na 23ª Conferência Geral do ICOM, um evento internacional que reunirá milhares de estudantes e profissionais da comunidade museológica do Brasil e de países da América Latina e Caribe, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
 
O Conselho Internacional de Museus (ICOM) é a única organização mundial de museus e de profissionais que atuam na área, reunindo aproximadamente 30.000 membros em 137 países. Tem por compromisso promover e proteger o patrimônio natural e cultural, tangível e intangível.
 
Os voluntários serão divididos em grupos e poderão engajar-se no atendimento aos participantes dos diversos países, na logística de credenciamento e transporte, apoio à programação externa (festas e visitas de estudos) e muito mais.
Se você é uma pessoa dinâmica, proativa e responsável, se gosta de atuar em equipe, tem domínio falado e escrito da língua portuguesa e nível avançado de inglês, francês ou espanhol, junte-se a nós!
 
Além da satisfação de doar seu tempo - neste caso, para viabilizar um evento de relevo mundial na área da cultura, com importantes frutos para todos os países participantes, inclusive o Brasil -, os voluntários ampliam sua rede de contatos e adquirem novos conhecimentos. Eles também reforçam seus currículos profissionais, seja pela experiência do trabalho em si, seja porque os empregadores costumam ver no voluntário uma pessoa ativa na sociedade e que não tem medo de assumir compromissos.
Para participar, o primeiro passo é cadastrar-se, preenchendo a Ficha de Inscrição como Voluntário da 23ª Conferência Geral do ICOM.
 
Venha fazer parte dessa experiência única e inesquecível!
Local: a maior parte do evento acontecerá na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, mas haverá eventos em outros locais.
Data: A Conferência ocorrerá entre 10 e 17 de agosto de 2013; os voluntários estarão em operação de 7 a 18 de agosto.
 
IMPORTANTE:
O trabalho voluntário não é remunerado.
Os voluntários não poderão assistir aos eventos da Conferência.
E-flyer: http://www.monocromo.com.br/Newsletters/20130709/eflyer.html
 
 
 

convite ZOO
 
 
 
 
 

 Exposição "Brasília, mostre suas caras"

 

Os estudantes do 6° semestre do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram a exposição curricular “Brasília, mostre suas caras”, que tem por finalidade suscitar reflexões sobre a Brasília do século XXI. A equipe baseou-se em pesquisas de opinião realizadas na Rodoviária do Plano Piloto, Estações de metrô e na Universidade de Brasília, além de publicações, obras de arte, artesanatos, poesias, músicas, gírias, fotografias e entrevistas com especialistas. Os resultados foram analisados e disponibilizados no espaço expositivo, juntamente com alguns objetos que representam as manifestações populares, artísticas e poéticas locais. O evento também contará com ações educativas e culturais.


Pelos caminhos que conduzirão o visitante nessa viagem de identificação e de estranhamento, convidamos para inauguração da terceira Exposição Curricular do Curso de Museologia, a ser realizada no dia 09 de julho, às 17h00 de terça-feira, podendo ser visitada gratuitamente até o dia 19 de julho de 2013, sempre das 9h às 19h. O local será a Sala de exposição da Biblioteca Central da UNB, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Asa Norte, Brasília/ DF, Brasil.


site: http://brasiliamostresuascaras.fci.unb.br


 
 
 


Prezados,

 A coordenação do Curso de graduação em Museologia da UnB vem convidar para a defesa do primeiro Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), prevista para o dia 27 de junho, quinta-feira, no auditório da FCI,  prédio localizado ao lado da Biblioteca Central da UnB, Campus Darcy Ribeiro, Asa norte, Brasília.

Abaixo, segue o cartaz com maiores informações.


convite defesa annapaula
 
 
 
 

REM GO
 
Foi lançado em maio de 2013, vídeo de divulgação da Rede de Educadores em Museus de Goiás, produzido por Markus Garscha. Segue o link.
http://www.youtube.com/watch?v=a66oVazHrUE&feature=youtu.be
 
Compartilhem-no. Divulguem-no. Façam parte!
 
 
Siga a REM Goiás na web:
 
 
 

 

 

 



Prezados alunos do Curso de Museologia,

conforme esclarecimentos do SAA,  informamos que a disciplina Controle Bibliográfico é obrigatória para os alunos que ingressaram no curso de Museologia até o 1 semestres/2012.

Att,
Coordenação
Curso de Museologia



Enancib 2013

O XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação será realizado nos dias 29 de outubro a 1 de novembro de 2013 em Florianópolis, Brasil. O tema do evento será: Informação e interação: ampliando perpectivas para o desenvolvimento humano. O conferencista convidado será o Professor Boyd Rayward, Universidade de Illinois, EUA.

Em breve enviaremos mais informações!



Comissão do XIV Enancib
Profa. Miriam Vieira da Cunha
Depto. de Ciência da Informação, 
Universidade Federal de Santa Catarina
Florianópolis, SC, Brasil

 


Ibram apresenta resultado de pesquisa sobre não público de museus no DF

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) divulgou esta semana o relatório da pesquisa O “não público” dos museus: levantamento estatístico sobre o “não-ir” a museus no Distrito Federal, conduzida pela Coordenação de Pesquisa e Inovação Museal do Departamento de Processos Museais (Cpim/Depmus).

Com a pergunta Quem são as pessoas que não vão a museus?, o estudo tem como objetivo oferecer subsídios para políticas públicas no setor de museus do Distrito Federal.

Do público entrevistado, 23,3% pessoas afirmaram frequentar museus e 76,67% disseram não frequentar, sendo que 36,8% disseram que não frequentam por falta de tempo. Foram 1,2 mil entrevistados, com faixa etária entre 15 e 69 anos, no Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Planaltina e Cidade Estrutural. Leia o relatório na íntegra.

Apesar do caráter piloto da pesquisa foi possível concluir, por exemplo, que a escolaridade e a renda são elementos-chave a serem considerados quando se trata de políticas públicas de acesso aos museus. O próximo passo, segundo o Ibram, seria entender melhor a relação entre escolaridade e renda e a relação com o hábito de frequentar museus.

Museus do estado de São Paulo receberão exemplares do livro

Lançamento
O livro Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais (Editora Percebe) foi lançado no dia 7 de maio, em São Paulo, e se propõe a descobrir características desses espaços, compreender melhor os visitantes e saber como planejar e executar ações educativas em exposições.

As autoras são profissionais das áreas de Biologia, Física e História, todas com pós-graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em educação e museus.

Financiado pelo Instituto Votorantim por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, o livro é considerado pioneiro no Brasil, dada a pouca circulação de informação nessa área em língua portuguesa. A tiragem da publicação é de 1,5 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para os museus paulistanos.

 

 

Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Divulgação

 

 

UNESCO e ILAM criar tutorial em CD-Rom para ajudar o museu para trabalhar com as comunidades locais

La Oficina de UNESCO en Costa Rica y la Fundación ILAM (Instituto Latinoamericano de Museos) han desarrollado recientemente un nuevo CD-ROM de tutoría destinado a ayudar a los profesionales de museos que trabajan en estrecha colaboración con comunidades locales a promover el desarrollo cultural y económico.

Leia mais ...

 

O Tutorial / CD interativo foi projetado para que você possa acessá-lo on-line

 

Acessar o tutorial online a partir do site da UNESCO

Faça o download do CD interativo em seu computador de ILAM (*)

 

(*) O arquivo de CD interativo tem o tamanho de 42,9 MB. Você também poderá solicitar o envio do CD pelo correio posta  . Só será cobrado o custo de transporte. Contato: Rosario Víquez O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 


 

 Especialistas concluem que famoso autorretrato de Da Vinci está se deteriorando

Especialistas em conservação e restauração de arte concluíram nesta terça-feira (26), semanas de exames em um famoso autorretrato de Leonardo Da Vinci. O quadro foi pintado no início dos anos 1500, quando ele tinha 60 anos.

Os estudos não invasivos confirmaram os piores temores dos especialistas: o desenho está seriamente danificado e se deteriorando e qualquer restauração seria delicada e arriscada, para dizer o mínimo. "Eu acho que devemos pensar bem antes de fazer qualquer coisa a esse rosto muito familiar", disse Jane Roberts, bibliotecária real e curadora da Sala de Reproduções do Castelo de Windsor

Leia mais ...