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Atas - 2012


ATA DA 19ª (DÉCIMA NONA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA, realizada no dia 30 de MARÇO de 2012

 

ATA DA 19ª (DÉCIMA NONA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA, realizada no dia 30 de MARÇO de 2012, na sala 121 da FCI, sob a presidência da Profa.  LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, coordenadora do curso de graduação em  Museologia. A reunião teve início às 9h00 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ANDREA FERNANDES CONSIDERA, CELINA KUNYIOSHI, DEBORAH SILVA SANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA, MONIQUE BATISTA MAGALDI e SILMARA KÜSTER PAULA DE CARVALHO. Estiveram presentes os alunos THOMAS NIZIO e MARJORIE DE FREITAS GUEDES. Justificou a ausência o professor MARCELO BALABAN. A Profa. Lillian iniciou a reunião apresentando a pauta. 1. Pauta: A Com as  modificações propostas, a pauta foi aprovada por unanimidade, conforme anexo 2. Aprovação da ATA DA 18ª Reunião de 2011: Aprovada por Unanimidade. 3. Representações: A Profa. Deborah Santos será a representante do Curso de Museologia no Conselho da FCI, sendo a Profa. Elisângela Carrijo sua suplente. Os representando da FCI no Colegiado do Curso de Museologia são as seguintes titulares e respectivos suplentes: Celina Kuniyoshi e Deborah Santos; Monique Magaldi e Andrea Considera; Ana Lúcia Abreu e Elisângela Carrijo. 4. Revista Museologia e Interdisciplinaridade: O Prof. Emerson informa que o planejamento inicial da Revista está sendo cumprido. Os números 1 e 2 estão praticamente finalizados. A Revista será disponibilizada no ambiente SEER e o ISSN será solicitado. Discute-se a temática do volume 3, que terá o formato de dossiê. A opção do Colegiado é pelo tema Museologia e Antropologia. O Prof. Emerson vai consultar a representante do Departamento de Antropologia, Profa. Marcela Coelho se ela gostaria de indicar o organizador do volume e autores. 5. Colóquio do Curso de Museologia: A programação provisória do evento segue em anexo. Alguns ajustes ainda estão sendo realizados tendo em vista a indisponibilidade do Departamento de História em responsabilizar-se pela vinda de um palestrante. Também o Departamento de Antropologia não se manifestou, até o momento. 6. Eventos do curso de Museologia: O aluno Thomas Nízio expôs dúvidas sobre como participar do planejamento dos eventos. A Profa. Deborah falou sobre a programação vindoura e afirmou que os alunos podem propor atividades para o curso. A Profa. Elisângela falou que os alunos devem ter maior participação no colegiado do curso, propondo e discutindo iniciativas. A Profa. Lillian vai enviar o Regimento Interno e a programação do I Colóquio. O aluno vai informar a participação de um grupo de alunos para apoiar as atividades do I Colóquio. 7. Disciplinas Controle Bibliográfico e Gestão de Museus e Política de Acervos Museológicos: A Profa. Lillian informou sobre a alteração da obrigatoriedade da disciplina Controle Bibliográfico para os alunos do curso de Museologia a  partir do segundo semestre de 2012, quando passa a ser optativa. Sobre a disciplina Gestão de Museus e Política de Acervos Museológicos, ela passa a ter como pré-requisito a disciplina Museologia 3. 8. Indicação da Banca do concurso Preservação e Teoria Museológica: Com o encerramento das inscrições para o concurso, se faz necessário a composição da Banca Examinadora. Em discussão, foram aprovados os seguintes nomes, levando em consideração a área para qual o concurso será realizado: membros externos: Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá e Prof. Dr. Luis Antônio; membros Internos: Profa. Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes (Presidente da Banca), Profa. Dra. Miriam Manini e Profa. Lillian Alvares (Suplente). 9. Projeto TSE: A Profa. Lillian perguntou se algum professor tem interesse em desenvolver projeto com o Tribunal Superior Eleitoral, conforme demanda do Conselho da FCI, a partir de documento encaminhado pelo próprio TSE. Ao analisar os itens sugeridos para o projeto pelo TSE, observou-se que o tema é mais voltado para a área Arquivística. O Colegiado recomenda a apresentação do projeto ao Curso de Arquivologia. 10 Participação no Edital 03/2012 REUNI: A Profa. Monique apresentou a proposta referente à participação no Edital 03/2012 Reuni que traz o projeto de exposição histórica da Biblioteca Central. O plano foi aprovado por unanimidade. Aproveitando o assunto, o Prof. Emerson Dionísio solicitou que ficasse registrado a aprovação pelo Instituto de Artes Visuais, em reunião realizada no dia 20/03/2012, do projeto Revista de Museologia para o edital 03/2012 REUNI. 11. Aluna Ana Frade e as Disciplinas de Estágio Supervisionado: A Profa. Monique Informou sobre a solicitação da aluna Ana Frade, que pede a dispensa das disciplinas de Estágio Supervisionado 1 e 2, por a ter cursado em outra Instituição. Os professores discutiram sobre a legalidade do colegiado em dispensar alunos de cursar determinadas disciplinas obrigatórias. Tendo em vista o Regulamento da UnB, o colegiado decidiu informar a aluna que ela deverá solicitar, junto a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), o pedido de equivalência entre a disciplina solicitada e a cursada pela aluna. 12. Disciplina Museologia e Comunicação 4: A Profa. Monique pede autorização ao Colegiado para articular com outras instituições o uso de espaços para exposição curricular. O Colegiado informa que não é preciso, pois o docente da disciplina tem autonomia para fazer as alianças necessárias para o bom rendimento do aprendizado. 13. Espaço Piloto: A Profa. Monique solicitou a reserva do Espaço Piloto para uso da disciplina Museologia e Comunicação 4. O Prof. Emerson falou que geralmente as últimas semanas de aulas são melhores para conseguir a reserva do espaço. Ficou acordado que a professora irá solicitar o uso do Espaço Piloto nas 13ªs e 14ªs semanas de aula de cada semestre. 14. Sítio para o curso de Museologia: Com a intenção de desenvolver um sítio com informações básicas sobre o curso de Museologia, a Profa Monique solicita autorização para criar junto ao servidor da FCI, um site para tratar das questões básicas do Curso. A solicitação foi aceita por unanimidade. A coordenação do curso irá solicitar espaço no servidor, programa Joomla e endereço. A Profa. Elizângela pede que a coordenação do Curso envie solicitação ao CPD para continuar o desenvolvimento, a fim de garantir normalização, manutenção e atualização das informações. 15. Plano de Atividades Complementares: O Colegiado aprovou por unanimidade os critérios para realização de atividade complementar, conforme Anexo 1.

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e a ata lavrada, após lida e aprovada, será assinada por mim, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Museologia.

 

Anexo

Anexo 1 – Critérios para Realização de Atividades Complementares

A introdução das Atividades Complementares no Projeto Político Pedagógico do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília vem ao encontro das recomendações dos Decanatos de Pesquisa e Extensão da UnB, bem como coaduna-se com o Capítulo IV da Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases) que em seus artigos I a VII aponta ser de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior estimular o aluno a construir seu conhecimento também participando de atividades de pesquisa e extensão, voltando seu exercício do saber para o progresso da comunidade na qual está integrado.

Dentro deste contexto, o curso de Graduação em Museologia deve estimular e oferecer ao seu corpo discente a oportunidade de experimentar diferentes formas de produção, disseminação e aplicação de saberes que enriqueçam sua formação. Essas experiências são aqui entendidas como Atividades Complementares. Complementar o currículo significa, então, colocar o aluno em contato com atividades para além do ensino, contribuindo para que o mesmo construa sua formação profissional de forma mais ampla e a partir de um perfil singular de interesses.

As Atividades Complementares poderão somar um total de até 20 créditos, que deverão ser solicitado pelo discente até o ultimo semestre, em prazo definido pela coordenação do curso. O mesmo deverá entregar todos os documentos comprobatórios que evidenciem o exercício das atividades. A saber, constituem-se como Atividades Complementares o corpo de atividades relacionadas a atividades de ensino, pesquisa, extensão, produção artístico-cultural e administrativa.

 

a) ATIVIDADES DE ENSINO

Segundo a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 008/90 da Universidade de Brasília, deve-se incentivar os discentes em práticas de ensino, despertando possíveis vocações à docência. Para tal fim, destacamos as atividades de monitoria e a participação no Programa de Educação Tutorial (PET). A monitoria é aqui entendida como importante instrumento promotor da cooperação e troca de saberes entre docente e discente. Além de importante mecanismo introdutório à docência. De forma similar, o PET corrobora para a pesquisa de mecanismos de melhoria do ensino da graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas.

Assim, são entendidos como Atividades Complementares na prática das atividades de ensino os seguintes itens:

Atividades Complementares

Créditos

Limitados a

Monitoria remunerada

2

3 monitorias

Monitoria não remunerada

2

3 monitorias

Programa de Educação Tutorial (PET)

4

2 projetos

Outros itens aqui não contemplados deverão ser julgados por uma comissão.

 

 

 

b) ATIVIDADES DE PESQUISA

As atividades de pesquisa consistem no desenvolvimento de investigação científica em grupo ou projeto regularmente cadastrado na Instituição. O grupo ou projeto deve ser reconhecido pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI), ou por outro departamento da Universidade de Brasília ou ainda externo a Instituição, desde que devidamente cadastrado na CNPq.

Entende-se que não só a pesquisa pode ser aceita como Atividades Complementares, mas também seus resultados, como artigos, produtos, serviços, patentes ou registros de propriedade intelectual. Estes devem se consolidar com a apresentação pública em congressos/seminários, devendo ser comprovada através da publicação em anais, periódicos ou revistas de circulação nacional ou internacional. Quanto a patente e registro serão comprovados com a documentação legal dos mesmos.

Assim, são entendidos como Atividades Complementares na prática das atividades de pesquisa os seguintes itens:

 

Atividades Complementares

Créditos

Limitados a

Participação em projeto de pesquisa

4

3 projetos

Artigo publicado em periódico (Qualis A, B ou C)

4

6

Livro ou capítulo de livro publicado

6

2

Artigo sem indexação publicado em veículo de comunicação (revista, jornal, catálogo, site etc.)

2

4

Tradução de livro/artigo

6

1

Patente ou registro de propriedade intelectual

6

2

Outros itens aqui não contemplados deverão ser julgados por comissão

 

 

 

 

c) ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Segundo o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília, atividades de extensão são um valioso instrumento para promoção da interação transformadora entre Instituição e sociedade. Por meio da extensão, pode-se aplicar os saberes acadêmicos, artísticos e científicos, ao desenvolvimento social. A Universidade de Brasília reconhece cinco diferentes modalidades de atividades de extensão: Cursos de Extensão (ministrados na Universidade de Brasília - presenciais ou a distância - e que respondem a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação); Eventos (atividades de curta duração como palestras, seminários, exposições, congressos, entre outras); Projetos de Extensão de Ação Contínua (objetivam o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino); Programas Especiais (compreendem atividades de duração determinada que inicialmente não se enquadram na estrutura básica do Decanato de Extensão) e Programas Permanentes (empreendimentos que se caracterizam por uma organização estável e por disponibilizar a divulgação científica, artística e cultural).

Assim, são entendidos como Atividades Complementares na prática das atividades de extensão os seguintes itens:

 

Atividades Complementares

Créditos

Limitados a

Cursos de Extensão (na qualidade de instrutor)

6

3 eventos

Cursos de Extensão (na qualidade de cursista)

4

3 eventos

Eventos (na qualidade de organizador)

4

3 eventos

Projetos de Extensão

4

Mínimo de 1 ano

Outros itens aqui não contemplados deverão ser julgados por uma comissão.

 

 

 

 

d) ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

As atividades artísticas, bem como a produção de eventos culturais também são reconhecidos como importantes para a formação em Museologia. Atualmente a Universidade de Brasília conta com galerias (Casa de Cultura da América Latina, Espaço Piloto, e Galeria 406) que favorecem a prática de exposições e de outros produtos culturais. Estimular a ocupação desses espaços é uma importante ação para formação dos alunos.

Assim, são entendidos como Atividades Complementares na prática das atividades artísticas e culturais os seguintes itens:

 

Atividades Complementares

Créditos

Limitados a

Organização e Montagem de Exposição Local

2

3

Organização e Montagem de Exposição Nacional

4

3

Organização e Montagem de Exposição Internacional

6

3

Participação em Empresa Junior

6

Mínimo de 3 anos

Demais produções técnicas (projeto gráfico, projeto cenográfico, editoração, maquete, etc.)

2

3

Atividades de Restauração

4

3

Projetos de Preservação e Conservação

4

3

Outros itens aqui não contemplados deverão ser julgados por comissão.

 

 

 

f) Administrativos e Políticos

Assim como a prática e a pesquisa, ações administrativas e de gestão também são entendidas como importantes na formação de habilidades e competências do aluno. Por isso, devem participam também do quadro curricular.

 

Assim, são entendidos como Atividades Complementares administrativas e políticas os seguintes itens:

 

Atividades Complementares

Créditos

Limitado a

Cargo em Centro Acadêmico

1

Mínimo de 2 anos

Participação de Comissões

1

Mínimo de 1 ano

Outros itens aqui não contemplados deverão ser julgados por comissão.

 

 

 

 


 ATA DA 20a. (VIGÉSIMA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA, realizada no dia 27 de ABRIL de 2012

 

ATA DA 20a. (VIGÉSIMA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA, realizada no dia 27 de ABRIL de 2012, na sala 121 da FCI, sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, coordenadora do curso de graduação em Museologia. A reunião teve início às 9h23min. Estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ANDREA FERNANDES CONSIDERA, CELINA KUNYIOSHI, DEBORAH SILVASANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA, MONIQUE BATISTA MAGALDI e SILMARA KÜSTER PAULA DE CARVALHO. Estiveram presentes as alunas, ALLICE FERREIRA LOPES, representante do Centro Acadêmico, e a aluna MARJORIE DE FREITAS GUEDES. Ausência justificada do Prof. JOSÉ JORGE DE CARVALHO. A Profa. Lillian iniciou a reunião dando boas vindas a todos. 1. Pauta: Com asmodificações propostas, a pauta foi aprovada por unanimidade. 2. Aprovação da Ata da 19a Reunião de 2012: Aprovada por unanimidade. 3. Nova Coordenadora do Curso de MuseologiaA indicação da Profa. SILMARA KÜSTER PAULA DE CARVALHO para a coordenação do Curso de Museologia foi aprovado por unanimidade pelo Colegiado. Seu mandato inicia a partir de 28 de abril de 2012, por um período de dois anos. A Profa. Lillian diz que está a sua disposição para o que for necessário. 4. Apresentação do novo representante do Departamento de Antropologia: o DAN indicou o Prof. José Jorge de Carvalho em substituição a Profa. Marcela Coelho, que encerrou seu mandato de representação junto ao Colegiado do Curso de Museologia. 5. Revista Museologia e Interdisciplinaridade: o Prof. Emerson informa que a revista está completa até o número 2 e que o terceiro número deverá ser um dossiê da área de História. Sobre o número 1, informa que está disponível na plataforma SEER e que o lançamento também poderá contar com uma distribuição impressa. 6. I Colóquio do Curso de Museologia: A Profa. Deborah apresentou a programação do I Colóquio de Museologia da Universidade de Brasília (Exposições: do visível ao invisível), a realizar-se no período de 28 de maio a 02 de junho de 2012. Os Correios estão participando da promoção do evento com a concessão de auxílio a dois participantes (passagens e diárias). Após discussão, o evento chegou a sua versão final. Também foi aprovado por unanimidade sua caracterização como evento de extensão. 7. FLAAC: A Profa. Deborah informa que a organização do FLAAC só recentemente entrou em contato, após inúmeras insistências dela sobre como viabilizar os projetos propostos. Informa que a FCI, sob sua representação, não está mais participando do Festival, pois as regras para distribuição de recursos foram alteradas. 8Criação do Grupo de Pesquisa: A Profa. Lillian informou a criação do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória com os membros do corpo docente do Curso de Museologia da FCI. Convidou os representantes do Consórcio para tomar parte na iniciativa. O Prof. Emerson aceitou o convite. A Dra. Luciana Sepúlveda da Fiocruz também aceitou o convite, feito no dia 20 de abril e será a vice-líder do grupo. A Revista Museologia e Interdisciplinaridade será, a partir de agora, vinculada às ações do Grupo, já que ela vinculou-se desde o princípio ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação 9. PAC Dispondo Inapreciáveis: Arte, Psicanálise e o Advento da Expografia Moderna: O PAC apresentado pela Profa. Silmara foi relatado pela Profa. Ana Lúcia. Após breve discussão, foi aprovado por unanimidade. A Profa. Lillian pede que ao invés de ter como referencial o Curso de Arquivologia e Biblioteconomia, tenha o referencial do Curso de Museologia, aprovado na última reunião de colegiado. 10. ENEMU: A representante discente informa a participação dos alunos no V ENEMU (Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia), a realizar-se no Rio de Janeiro nos 12 a 15 de julho de 2012. O Colegiado apoia a iniciativa. Os alunos enviarão o nome daqueles que participarão do evento para a reunião de Colegiado do mês de junho. 11. Assembleia dos estudantes: A representante discente pede abono de faltas das aulas do próximo dia 8 de maio, a partir das 15h00 para realização da assembleia dos estudantes. O Colegiado pede que façam em outro horário para não prejudicar os conteúdos programados para o semestre. 12. Informes: A Profa. Silmara, a pedido do aluno Thomas Nizio, informou que o Centro Acadêmico está solicitando ônibus para participar do V ENEMU ao DAC. Também informou sobre o levantamento de informações para o MEC e os acordos em andamento para implementação dos laboratórios. O Prof. Emerson informa o problema com o aluno Leonardo Leandro, pela terceira vez cursando a disciplina Fundamentos da Linguagem Visual, com baixo rendimento, e que estando em condição, se reprovado, pode ser jubilado. A nova coordenadora irá conversar com o aluno a fim de propor que ele peça auxílio ao SOU. A Profa. Monique informou sobre a evolução do processo para alocação de recursos da disciplina Museologia e Comunicação 4, ainda não finalizado. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e a ata lavrada, e após lida e aprovada, será assinada por mim, Djair Pereira dos Santos e pela Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Museologia.

 

 


 

ATA DA 21ª (VIGÉSIMA PRIMEIRA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2012, realizada no dia 25 de MAIO de 2012

1ATA DA 21ª (VIGÉSIMA PRIMEIRA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2012, realizada no dia 25 de MAIO de 2012, na sala 121 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profª SILMARA KÜSTER DE PAULA CARVALHO, Coordenadora do Curso de Graduação em Museologia. A reunião teve início às 9h20min. Estiveram presentes os professores: CELINA KUNIYOSHI, CLÁUDIA COSTA BROCHADO, DEBORAH SILVASANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA e MONIQUE BATISTA MAGALDI. Esteve presente o aluno THOMAS NÍSIO. Ausência justificada das professoras ANA LÚCIA DE ABREU GOMES e ANDREA FERNANDES CONSIDERA. Ausência sem justificativa do Prof. JOSÉ JORGE DE CARVALHO. A professora Silmara iniciou os trabalhos apresentando a pauta da reunião. 1. Pauta: Com asmodificações propostas, a pauta foi aprovada por unanimidade. 2. Aprovação da Ata da 20a Reunião de 2012: Aprovada por unanimidade. 3. Apresentação do novo representante do Departamento de História, Profa. Claudia Costa Brochado. 4. Processo de reconhecimento do Curso de Museologia4.1. Núcleo Estruturante Docente: A Profa Silmara apresentou os nomes dos professores que foram nomeados a partir do ATO DA DIREÇÃO DA FCI n.38 do dia 16 de maio de 2012, em que cria o NÚCLEO ESTRUTURANTE DOCENTE do Curso de Museologia para fins de acompanhamento do processo que está sendo preparado para a avaliação e reconhecimento do MEC. Foram nomeados os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ANDREA FERNANDES CONSIDERA, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA, LILLIAN MARIA DE ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, MONIQUE BATISTA MAGALDI e SILMARA KÜSTER DE PAULA CARVALHO (Presidente do Núcleo Estruturante Docente). 4.2 Comissão Pedagógica: Foi sugerida pela profa. Silmara Küster a criação de uma Comissão Pedagógica para discutir o projeto acadêmico do curso de Bacharelado em Museologia no âmbito das ementas das disciplinas e a correlação dos programas desenvolvidos pelos professores em sala de aula. Os professores das demais unidades foram convidados a participar da comissão, no entanto não houve adesão, uma vez que esta atividade deverá ser realizada no campo das disciplinas do núcleo duro da museologia. A comissão pedagógica será presidida pela Profa. Andrea Fernandes Considera e demais membros Profa. Monique Batista Magaldi e Profa Celina Kuniyoshi , ficou acordado que todos os professores do Curso de Museologia que atendam disciplinas criadas no Projeto Acadêmico do Curso de Bacharelado em Museologia farão parte das discussões e propostas. 5. Parecer relativo a relatório REUNI e cancelamento do mesmo de Wescley Rodrigues Dutra, a relatora, Profa. Celina Kuniyoshi fez esclarecimentos sobre a solicitação com exposição de motivos do aluno do curso de Pós Graduação do Departamento de História/UnB, aluno Wescley Rodrigues Dutra, em que o mesmo solicita o cancelamento das atividades junto ao curso de Museologia e o posterior cancelamento de sua bolsa REUNI que recebe por exercer tais atividades. O Colegiado aprovou por unanimidade o parecer favorável da relatora. 7. Concurso para professor da Museologia: Sobre o concurso para professor do curso de Museologia na área de “Teoria Museológica e Preservação”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho, foi aprovada, por unanimidade, a comissão responsável pela realização do concurso, serão formados pelos professores Marcio Rangel e Lillian Maria Araújo de Rezende Álvares, como membros efetivos e Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Cynthia Roncaglio e Celina Kuniyoshi como os respectivos suplentes. 8. Apoio a Aluno: A aluna Anna Paula Silva teve seu trabalho de iniciação científica aprovado no CECA/ICOM e ela precisa da aprovação do colegiado para tramitação de auxílio para viagem no DEG. O Colegiado apóia a iniciativa da aluna e recomenda que a mesma encaminhe para providências junto ao DEG os documentos necessários para a sua apresentação de trabalho científico. 9. Encaminhamento do aluno Leonardo de Oliveira Leandro: Após reunião com o aluno para entender os motivos das reprovações, relatado pela profa Silmara, foi sugerido que o mesmo deva procurar o SOU – Serviço de Orientação ao Universitário, por terem um teor mais informativo sobre o assunto. 10. Lista de Oferta para o segundo semestre de 2012: A professora Silmara apresentou a lista de oferta e conjuntamente com os professores fez os devidos ajustes.12 Informes: 11.1: I Colóquio do Curso de Museologia: A Profa. Deborah apresentou os últimos informes sobre o colóquio e também demandas ainda pendentes referente à logística de translado dos palestrantes convidados. 11.2: Lançamento da Revista Museologia e Interdisicplinaridade: O Prof. Emerson apresentou os últimos informes sobre o lançamento da revista. 11.3: Reunião de coordenadores de cursos de Museologia no IBRAM. A profa. Silmara relatou a reunião realizada no IBRAM com os coordenadores de cursos de Museologia de Universidades Federais e de iniciativa privada e representante do MEC. Também expôs a preocupação com a lentidão do andamento dos laboratórios do Curso de Museologia frente à visita de avaliação e reconhecimento do MEC. 11.4 Consulta ao Colegiado: A profa. Silmara consultou o colegiado sobre a possibilidade de haver um concurso público simplificado para professor com vaga cedida pelo Curso de Biblioteconomia que atenda as disciplinas de Controle Bibliográfico e Conservação e Restauração de Documentos para os cursos de Museologia e Biblioteconomia. Os professores presentes foram favoráveis a esta possibilidade. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e a ata lavrada, após lida e aprovada, será assinada por mim, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Museologia.

 


 

ATA DA 22ª (VIGÉSIMA SEGUNDA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2012, realizada no dia 31 de AGOSTO de 2012

 

ATA DA 22ª REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA, realizada no dia trinta e um de agosto de 2012, na sala 121 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Professora SILMARA KÜSTER DE PAULA CARVALHO, Coordenadora do Curso de Graduação em Museologia. A reunião teve início às 9h00min. Estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ELIZÂNGELA CARRIJO, CELINA KUNIYOSHI, CLAUDIA COSTA BROCHADO, DEBORAH SILVA SANTOS , EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA e MONIQUE BATISTA MAGALDI. O representante do curso de Museologia A professora Silmara iniciou os trabalhos apresentando a pauta da reunião. 1. Aprovação da Pauta: A pauta foi aprovada por unanimidade. 2. Aprovação da Ata da Reunião Extraordinária de 2012: a ATA foi aprovada por unanimidade. 3. Participação em evento científico: Para ciência do Colegiado do Curso, a Aluna Ana Paula da Silva participará em Evento Científico Internacional a ser realizado na Armênia, com apresentação de pesquisa coordenada pela Profa. Ana Lúcia de Abreu no ProiC sobre ações educativas em museus no Distrito Federal. 4. Pesquisa: Para conhecimento do Colegiado do Curso de Museologia a professora Elizangela comunicou a pesquisa que está sendo conduzida no Jornal de Brasília através do Projeto ProIC sob sua orientação. Os alunos participantes da pesquisa utilizarão o centro de documentação do jornal de Brasília. 5. Orçamentos da expografia – foi aprovado ad referendum pela coordenadora do curso de Museologia o valor de trinta e cinco mil reais relativo a montagem de exposição curricular obrigatória, conforme o projeto acadêmico do Curso. Vale ressaltar, que este orçamento foi colocado no plano orçamentário entregue no ano de 2011, sendo destinados 15 mil reais, por semestre, para exposições curriculares obrigatórias. Esta solicitação se deve a necessidade de materiais para a realização de exposições curriculares. O colegiado está ciente que o referido valor sairá da matriz orçamentária do curso. A direção da FCI e a coordenação do curso tentarão recursos junto ao DEG, para que não comprometa o orçamento disponível. Caso o decanato não libere a verba ou parte dela, o curso de Museologia e a FCI estão cientes que ficarão sem recurso para o exercício 2º semestre de 2012. 6. Dispensa de disciplina: Sobre a solicitação da aluna Ana Frade de Dispensa de disciplina de Estágio Supervisionado I e II. Após relatoria da professora Monique o colegiado votou favorável a dispensa tendo em vista que a solicitante concluiu um estágio de 120h, quando realizou o curso de Artes com especialização em Museologia. 7. Pedido de redistribuição, conforme relatado pela professora Silmara para pedido de redistribuição de vaga de professor do curso de museologia para um professor da comunicação, o Colegiado se colocou contra, uma vez que a vaga disponível no curso de museologia será destinada para profissionais da área, visando o fortalecimento do curso, uma vez que o curso ainda necessita de professores com formação específica na área da museologia. 8. Recomendações do Núcleo Docente Estruturante. I - Atualização de Bibliografia: Após análise das bibliografias utilizadas pelos professores o NDE recomenda ao Colegiado do Curso de Museologia a Atualização da Bibliografia e encaminhamento para aquisição junto à BCE. II. Disciplinas da Cadeia Seletiva ofertadas pelo Departamento de Antropologia: Ao constatar a dificuldade encontrada nas disciplinas da Cadeia seletiva ofertadas pelo DAN por parte dos discentes, o NDE entende que há necessidade de se verificar se há retenção de fluxo das disciplinas cursadas, recomendando ao Colegiado do Curso as devidas providências. 9. Atividades de Laboratórios: Com relação as parcerias para a realização de atividades em laboratórios a Prof.ª Monique Magaldi, sugere que sejam priorizadas neste momento as seguintes unidades da UnB: CAL, Museu de Geociências, IDA e BCE. Enquanto se aguarda os trâmites oficiais da FCI com instituições externas à Universidade de Brasília. O colegiado entendeu que é necessário este encaminhamento, este item foi votado por unanimidade. 9. Solicitação de secretário para o curso de Museologia, conforme previsto no REUNI, o Curso de Museologia ainda não tem um secretário do curso. O colegiado ressalta a necessidade de um secretário com perfil e conhecimento administrativo. Sem o secretário de curso a organização e logística do curso de museologia ficarão comprometidas. Foi ressaltado que a Secretaria Acadêmica da FCI não tem atendido a contento as demandas solicitadas do Curso de Museologia. Esta solicitação foi aprovada por unanimidade. 10. Informes: I - Participação da Profa. ElizângelaCarrijo no XVII Congresso Internacional de História Oral (IOHA), em Buenos Aires/ Argentina, entre os dias 2 e 7 de setembro de 2012; II -Participação no III Congresso Internacional de Metodologia Científica, na Universidad César Vallejo em Trujillo/ Peru, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2012 - Profa Elizangela Carrijo. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e a ata lavrada e aprovada, será assinada por mim, Presidente do Colegiado do Urso de Museologia e demais membros do colegiado do Curso de Graduação em Museologia.

 


 

ATA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2012, realizada no dia 28 de SETEMBRO de 2012

 

ATA DA 23ª (VIGÉSSIMA TERCEIRA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA, realizada no dia 28 de SETEMBRO de 2012, na sala 121 da FCI, sob a presidência da Profa. SILMARA KÜSTER PAULA DE CARVALHO, coordenadora do curso de graduação em Museologia. A reunião teve início às 9h10 e estiveram presentes os professores: ANDREA FERNANDES CONSIDERA, CLÁUDIA BROCHADO, ELIZÂNGELA CARRIJO, e MONIQUE BATISTA MAGALDI. Ausências Justificadas: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, CELINA KUNIYOSHI, DEBORAH SILVA SANTOS, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA. Sem justificativa de ausência o professor representante do Curso de Antropologia. A Profa. Silmara Küster iniciou a reunião apresentando a pauta. 1. Aprovação da pauta da reunião: A pauta foi aprovada por unanimidade. 2. Aprovação da ATA: Com as devidas correções a Ata da 22ª Reunião de 2012 foi aprovada por Unanimidade. 3. Esclarecimentos sobre orçamentos da expografia: A Profa. Monique Magaldi relatou que foi encaminhado ao DEG dois processos com a solicitação da verba para a exposição de 2012 e exposição de fevereiro de 2013. O DEG assumiu somente o orçamento da exposição de 2012, no entanto sem disponibilizar a verba imediatamente para a exposição que seria inaugurada na semana seguinte como avaliação da disciplina. 4. Indicação de membro para comissão disciplinar da UnB: Após discussão na reunião o colegiado solicita mais esclarecimentos dos objetivos da comissão disciplinar antes de indicar um representante do curso. 5. Indicação de membro para compor a Comissão de Monitoria da FCI. Foi sugerida a Profa. CELINA KUNIYOSHI para representar o curso de museologia na comissão de Monitoria que será formada na FCI. A indicação foi aprovada por unanimidade 6. Indicação da professora Deborah Silva Santos para integrar a equipe da FCI na Espanha em 2012. A professora Silmara Küster esclareceu que a indicação da professora Deborah Silva Santos para integrar a comissão que representará a FCI em novembro de 2012 se deve ao fato da mesma já estar pesquisando a Universidade Complutense em busca de pontos comuns com o curso de museologia. A indicação da professora Deborah Silva Santos foi aprovada por unanimidade. 7. Parcerias entre unidades para atividades de laboratório: A professora Silmara Küster relatou que foi enviado via UnB DOC solicitações para algumas unidades da UnB propondo parceria para uso compartilhado de espaços de laboratório. O documento foi enviado para as seguintes unidades: Museu de Geociências, Observatório Sismológico, Casa da Cultura da América Latina, Instituto de Artes Visuais. Também foram encaminhadas propostas para as instituições externas, a saber: o Memorial Darcy Ribeiro e Imprensa Nacional. Informes8. Semana de Extensão: As professoras Deborah Silva Santos e Celina Kuniyoshi foram indicadas para coordenar a apresentação do Curso de Museologia na mostra de cursos durante os dias 24 a 26 de outubro de 2012 a ser realizado no Instituto de Ciências Biológicas da UnB9. Evento Gestão da Informação e Memória da UNB (FAC/FCI):A professora Silmara Küster informou que o evento será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As professoras Ana Lúcia Abreu e Elizangela Carrijo apresentarão painel no evento em questão. 10. Pesquisa: A professora Silmara Küster informou que a pesquisa “Perspectivas de uma nova expografia para a mostra permanente de sismologia da Universidade de Brasília” dos alunos Thomas Félix Sousa Nizio Ingrid Orlandi Meira foi aceita para apresentação no 3º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Conservação e técnicas sensoriais a ser realizado nas cidades do Rio de Janeiro e Lisboa em Portugal. A professora ressaltou a importância da iniciativa dos alunos para a pesquisa em museologia. 11. Substituição da coordenação do cursoAprofessora Silmara Küster informou que estará ausente no período de 22 a 26 de outubro para a participação de evento internacional sobre Conservação e que a coordenação ficará sob a responsabilidade da Professora Monique Magaldi. 12. Recomendações do Núcleo Docente Estruturante: A professora Silmara relatou as recomendações do Núcleo Docente Estruturante sobre a necessidade de se configurar um Regulamento que norteie o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a providência de bens culturais para a formação de uma coleção de objetos culturais que possam ser utilizados didaticamente nas disciplinas Museologia e Preservação 1 e Informação e Documentação Museológica. Também foi recomendado pelo NDE que o Colegiado do Curso de Museologia incentive o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores do curso. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às 11h20 e a ata lavrada, após lida e aprovada, será assinada por mim, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Museologia.

 


 ATA DA 24ª

 

 


 

ATA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2012, realizada no dia 07 de DEZEMBRO de 2012

ATA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2012, realizada no dia 07 de DEZEMBRO de 2012, na sala 121 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Professora SILMARA KÜSTER DE PAULA CARVALHO, Coordenadora do Curso de Graduação em Museologia. A reunião teve início às 9h00min. Estiveram presentes os professores: CELINA KUNIYOSHI, ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA e MONIQUE BATISTA MAGALDI. Ausência justificada das professoras CLÁUDIA COSTA BROCHADO, ANDREA FERNANDES CONSIDERA e suplentes DEBORAH SILVA SANTOS e ELIZÂNGELA CARRIJO. Ausência sem justificativa do Professor JOSÉ JORGE DE CARVALHO. A professora SILMARA KÜSTER DE PAULA CARVALHO iniciou a reunião apresentando a pauta. 1. Pauta: Com a retirada de alguns itens não pertinentes e inserções a pauta foi aprovada por unanimidade. 2. Aprovação da Ata da 24ª Reunião de Colegiado de 2012: a ata foi aprovada com duas abstenções. 3. Dados REUNI, foi apresentado pela Coordenadora do Curso o relatório DEG com Dados REUNI sobre a distribuição de técnicos e dados orçamentário recebidos da reitoria. Segundo o relatório foi encaminhado para o curso 03 técnicos administrativos com o s seguintes cargos, a saber: um (1) Secretário Executivo, um (1) assistente em administração e um (1) técnico em Tecnologia da Informação. O Colegiado identificou apenas um servidor de Tecnologia da Informação atuando junto ao curso, no entanto não conseguiu identificar os demais servidores atuando junto ao curso o que tem prejudicado o andamento administrativo e acadêmico do curso, sendo assim foram deliberados e aprovados por unanimidade as seguintes providências: 1. Solicitar ao DGP via memorando a identificação dos servidores da unidade considerados REUNI. 2. Solicitar a Direção da Faculdade de Ciência da Informação um pronunciamento quanto a atuação desses servidores na unidade caso já estejam locados na FCI, senão a imediata cobrança aos Decanatos responsáveis. 3 Iniciar um processo de seleção para a ocupação tempestiva da Função de Secretário do Curso de Museologia. 3. Outra questão advinda na reunião é a solicitação formal ao DPO e ao DAF os processos de aquisição e empenho orçamentário relacionado ao curso. 4 Solicitar a Secretaria Administrativa e a Direção da FCI a prestação de contas do período de 2008 a 2010 não apresentadas à Coordenação de Curso e em falta observadas durante a organização dos documentos apresentados ao MEC.4. Orçamento para 2013: Foi deliberado que haverá um planejamento das demandas do curso para o ano de 2013 visando a questão orçamentária que serão posteriormente encaminhadas aos setores responsáveis. 5. Solicitação de Reforço Orçamentário à Diretoria de compras da UnB: Foi deliberado pelo colegiado a solicitação de reforço orçamentário para o Curso de Museologia destinado as atividades práticas curriculares referente ao desenvolvimento de exposições, atividades de Conservação, material permanente e de consumo. Sabendo-se que o Plano Orçamentário do Curso de Museologia (2012-2015) prevê um valor de R$ 300.000,00 anuais e no último ano não foi contemplado o valor necessário, o reforço orçamentário complementará as demandas obrigatórias para o exercício de 2013, conforme previstas nas atividades curriculares, a saber: duas exposições   curriculares presenciais e virtuais, material de consumo e material permanente para atender atividades curriculares do curso na área de exposição, conservação e realização de Colóquio, totalizando o valor de R$ 110.000,00, sendo que serão necessários para a Disciplina de Museologia e Comunicação 04 a importância de R$ 64.000,00; Conservação e Preservação de Documentos a importância de R$ 11.000,00; Realização do 2º Colóquio de Museologia a importância de R$31.000,00. 6. Avaliação MEC foi apresentada pela professora SILMARA KÜSTER o Relatório de Avaliação de Reconhecimento do Curso de Museologia. Em síntese foram avaliadas as seguintes dimensões: 1. Organização Didático-Pedagógica nota 4.5; 2. Corpo Docente e Tutorial nota 4.5; 3. Infraestrutura nota 3.8. Conceito Final nota 4 . A Professora SILMARA KÜSTER fez um agradecimento em nome do Curso a Professora CELINA KUNIYOSHI e demais professoras que participaram da comissão responsável pela criação do curso e também a Professora Lillian Alvares ex-coordenadora do curso. Fez um agradecimento a todos os professores pelo auxílio durante a organização da documentação em especial a professora ANA LÚCIA DE ABREU GOMES. 7. Reabertura de concurso: Foi aprovada pelo Colegiado a reabertura do concurso substitutivo ao do Edital 33/2012 para Teoria e Prática Museológica, sendo nomeada a presidência do concurso a professora Celina Kunyoshi. 8. Solicitação de Equivalência de disciplinas: Foi relatada pela professora ANA LÚCIA DE ABREU GOMES o pedido de equivalência dos seguintes alunos: Eduardo Silva de Moraes (5º semestre), Andreia Firmino Alves (5º semestre) e Dante Bresolin (5º semestre), equivalência na disciplina Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso. Após análise documental o parecer da Professora ANA LÚCIA DE ABREU GOMES foi favorável à solicitação de todos os alunos, no entanto ressaltou que o artigo 11 da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB estabelece que o período de pedido de equivalência deve ser requerido até o segundo semestre letivo, o que não corresponde ao período dos alunos. Conforme o parecer da professora sobre o impedimento de autorização para a referida solicitação tendo em vista o período letivo dos alunos, o colegiado decidiu por unanimidade que cabe ao SAA a decisão final para a autorização dos pedidos de equivalência. 9. Solicitação de Reintegração: Foi relatada pela professora MONIQUE BATISTA MAGALDI após análise o pedido de reintegração da aluna Nataly do Nascimento Ferreira. O Colegiado do curso aprovou o parecer apresentado de reintegração da aluna coma condição de ser anexada ao processo a fotocópia da carteira de identidade do pai da Nataly, o senhor Miguel Ferreira da Silva para provar o parentesco que consta na certidão de óbito do avô. A professora ANA LÚCIA DE ABREU GOMES será a orientadora que ficará responsável por elaborar junto com a discente o Plano de Estudos para um semestre. 10. Solicitação para acompanhamento do aluno Leonardo Mota Brandão Pena: O referido aluno do curso de Museologia foi cadastrado no Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais – PPNE diagnosticado com Transtorno de Défict de Atenção. Através da carta recebida pela Coordenação do Curso de Museologia PPNE/VRT n.614/2012 há solicitação ao colegiado do curso para concessão ao aluno Leonardo Mota Brandão Pena de uma hora adicional para as avaliações aplicadas ao longo do semestre; autorização para gravação de aulas; participação no programa de tutoria Especial. O colegiado concordou em atender o aluno em hora adicional quando for aplicada avaliação, no entanto discordou em autorizar gravações de aulas, uma vez que este procedimento envolve questões de autoria o que poderá no futuro gerar problemas. 11. Inclusão da Bolsa permanência nos projetos políticos-pedagógicos dos cursos de graduação – A Carta Circular n 003/2012 da Diretoria de Desenvolvimento Social que propõem a inclusão de Bolsa Permanência nos Projetos Políticos e Pedagógicos dos cursos de graduação da UnB, foi avaliada e encaminhada pelo Colegiado do curso ao Núcleo Docente Estruturante. O NDE tem a função de avaliar a pertinência das alterações propostas no Projeto Acadêmico do Curso de Museologia para posterior reencaminhamento ao colegiado para deliberação. 12. Ausência de representante de unidade consorciada: Tendo em vista que o Curso de Antropologia não tem representante nas reuniões de colegiado e considerando que a participação de representante da Antropologia é fundamental, uma vez que são ofertadas disciplinas obrigatórias da Cadeia Seletiva, o Colegiado deliberou que seja enviado um documento formal ao Chefe do Departamento de Antropologia solicitando um novo representante que possa efetivamente participar das reuniões.13. Os pontos de pauta “Projetos para Laboratório Virtual do Curso de Museologia” e “PAC – Programa de Atividade Complementar: Acondicionamento de acervos” serão avaliados pelo colegiado na próxima reunião. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e a ata lavrada, após lida e aprovada, será assinada por mim, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Museologia.