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ATAS - 2010

 


ATA DA 1ª. (PRIMEIRA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 28 de MAIO de 2010

 

ATA DA 1ª. (PRIMEIRA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 28 de MAIO de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia A reunião teve início às 10h45 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ELIZÂNGELA CARRIJO, ELMIRA LUZIA DE MELO SIMEÃO, EMERSON DIONÍSIO G. DE OLIVEIRA E MARCELO BALABAN. E os alunos JULIANA FONSECA FIALHO, MATIAS MONTEIRO E NINA DE DEUS. Ausência justificada dos professores: CELINA KUNIYOSHI, MARCELA COELHO DE SOUZA E SILMARA KUSTER DE PAULA.

 

1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a sessão informando que seria a primeira reunião do colegiado de Museologia de 2010. A pauta foi aprovada, com alteração da ordem de apresentação dos itens a serem tratados.

1.1 Apresentação do estudo comparado dos cursos de graduação em Museologia no Brasil

A Profa. Lillian informou da realização do Estudo Comparado dos Cursos de Graduação em Museologia no Brasil. Solicitou que todos do Colegiado tomassem conhecimento do trabalho, ainda em fase de elaboração, e enviassem sugestões. O documento encontra-se disponível na Comunidade Virtual do Curso de Bacharelado em Museologia no endereço http://museologiaunb.ning.com/. Sobre a Comunidade, a Profa. Lillian mostrou a importância de todos se registrarem para receber e compartilhar informações relativas ao tema A realização de comparação entre cursos de graduação de Museologia também será objeto de trabalho durante a realização do III Encontro de Educadores em Museologia a ser realizado no período de 12 a 17 de julho de 2010, no âmbito do 4º. Fórum Nacional de Museus. Convidou todos a participar, especialmente na noite do dia 13 de julho, em horário e local a confirmar, no evento social da Rede de Educadores em Museologia. O Prof. Marcelo informou que provavelmente estará participando de um evento fora de Brasília, mas que tentaria mandar representante. A documentação do 4º. Fórum também está disponível na Comunidade, no ambiente relativo a eventos.

1.2 Elaboração do projeto dos laboratórios e compra de equipamentos

A Profa. Ana Lúcia apresentou um resumo sobre os quatro laboratórios do curso e sobre a compra de equipamentos. Informou que o processo de instrução da compra está em fase de finalização e que esta dividida em itens que poderiam seguir a chamada de carta-convite ou por licitação. O Prof. Emerson questionou sobre a disponibilidade de espaço físico para acomodar os novos equipamentos, ao que a Profa. Elmira respondeu apresentando o projeto de construção de um novo edifício, para abrigar a recém criada Faculdade de Ciência da Informação. Mesmo não havendo perspectivas para a construção do prédio proximamente, o terreno já foi concedido. Localiza-se atrás do prédio da Biblioteca Central.

1.3 Andamento dos concursos de edital de abertura n. 455 e n. 37

A Profa. Lillian informou que está em andamento o edital 455/2009 com quatro candidatos inscritos. A Banca Examinadora será composta pelos Membros Efetivos: Prof. Dr. Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB, como presidente; Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima, da Unirio; e Profa. Dra. Rosane Maria Rocha de Carvalho, do Ibict. Membros Suplentes: Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, do Programa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB; Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB; e Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB. As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de junho de 2010. O edital de abertura n. 37 encontra-se em fase de convocação do candidato aprovado em 4º. Lugar (Deborah Silva Santos). Os candidatos aprovados em 1º lugar (Ana Elizabeth de Almeida Medeiros) e 3º. Lugar (Emerson Dionísio G. de Oliveira) não assumiram a vaga.

1.4 Organização do evento Aula Magna e 1º Ciclo de Palestras

A Profa. Lillian informou da realização da Aula Magna e 1º Ciclo de Palestras do Curso de Museologia nos próximos dias 22 e 23 de junho e solicitou especialmente a presença de todos os professores na abertura e na última atividade do evento que prevê uma breve apresentação (aproximadamente 15 minutos) de todas as representações do Colegiado de Museologia. A Profa. Silmara, responsável pela organização do evento, enviará mais informações sobre sua realização.

1.5 Regimento Interno

A Profa. Elmira fez um breve relato das alterações do Regimento Interno solicitadas na última reunião de Colegiado, sob a coordenação da Profa. Marisa Brascher. Lembrou que o período de interstício entre a última reunião e esta, ela percorreu várias instâncias da Universidade, incluindo a Procuradoria Jurídica, para desfazer algumas dúvidas recorrentes sobre o Curso e o seu Regimento. Ao apresentar o novo Regimento, a Profa. Lillian lembrou que todas as demais unidades do Curso haviam recebido a nova versão com antecedência a fim de apresentar nos respectivos departamentos. O trecho do Regimento relativo à composição do Colegiado do Curso foi o primeiro item que recebeu comentários. O Prof. Marcelo levantou algumas questões sobre a necessidade de ampliar a participação dos Departamentos de Antropologia, Artes e História. Em seguida informou que apenas depois de aprovado o Regimento naquela reunião, o Departamento de História se manifestaria. Em contraposição, o Prof. Emerson lembrou que as decisões de Colegiado de qualquer Curso é soberana e definitiva, desde que em acordo com o Regimento da Universidade, e que em casos em que mais de um Curso formam o Colegiado, os representantes devem estar amparados nas suas decisões por seus colegiados de origem. É o que trata o Consórcio de Museologia, de 9 de agosto de 2008. Em seguida, O aluno Matias Monteiro lembrou que o Curso está sem Regimento e que enquanto durar esta situação, os alunos são meros observadores das reuniões, sem direito a voto. A Profa. Elizângela, apoiada pela Profa. Elmira, relatou que as reuniões passadas já trataram exaustivamente do assunto, e que já existiam elementos suficientes para uma votação.  A Profa. Lillian ressaltou a importância de aprovação do Regimento, tanto pela repetição das discussões, como pela ausência da uma coordenação plena, já que no momento ela exerce a coordenação interina do Curso. O segundo e último item que recebeu comentários foi o relativo ao Artigo 6º. § 2º que trata da Coordenação do Curso. O Prof. Marcelo defendeu que a coordenação do Curso não apenas deveria ser de docente lotado na Faculdade de Ciência da Informação e sim de qualquer uma das unidades. A Profa. Elmira informou que essa discussão já havia ocorrido e que havia o entendimento de que não era possível ser de outra forma em razão da necessidade da presença do Coordenador junto aos alunos e à Secretaria do Curso, o que só era possível ao Coordenador que fizesse o expediente nas dependências da FCI. Foram três votações para dar encaminhamento à discussão do Regimento Interno. A primeira, se todos os presentes estavam de acordo que a votação sobre o Regimento Interno deveria ocorrer. A segunda sobre a modificação no Artigo 6º. § 2º ampliando a todos os departamentos a possibilidade de assumir a Coordenação. E a terceira e última, sobre a aprovação propriamente dita do Regimento Interno. A primeira votação, sobre a pertinência de votar o Regimento nesta reunião, obteve 3 votos a favor, 1 contrário e 0 abstenções. A segunda, sobre a mudança no Artigo 6º. § 2º, recebeu 2 votos a favor e 2 votos contrários. A Coordenadora Interina, conforme normalização da UnB, emitiu o voto de desempate, a favor de manter o Artigo como apresentado. A última votação, sobre a aprovação do Regimento Interno, conforme o texto apresentado, apenas com a correção do Artigo 2º. item ii, de Departamento de Ciência da Informação para Faculdade de Ciência da Informação, obteve 3 votos a favor, 1 contrário e 0 abstenções.

Outros Assuntos

Antes do início da reunião, a Profa. Lillian perguntou sobre a possibilidade do Departamento de Artes confeccionar a logomarca do Curso de Museologia. O Prof. Emerson informou que tal responsabilidade é do Departamento de Desenho Industrial e instruiu como fazer a solicitação. A Profa. Elmira encarregou-se junto com a Profa. Lillian de solicitar a nova logomarca, não apenas para o Curso de Museologia, mas para todos os cursos da FCI, incluindo também a FCI. O Prof. Marcelo solicitou a mudança da oferta da sua disciplina nas tardes da sexta-feira para o próximo semestre, pois coincide com as reuniões do Colegiado do Departamento de História. O aluno Matias Monteiro vai disponibilizar via comunidade virtual o documento que apresenta a idéia de fazer parceria com o Departamento de Desenho Industrial para gestão da Galeria de Arte da UnB, localizada na Asa Norte, de interesse dos alunos de Museologia e pediu apoio para consolidação dessa proposta.

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Maria de Fátima Procópio, Secretária Executiva, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 

 


ATA DA 2ª. (SEGUNDA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010,  realizada no dia 18 de JUNHO de 2010

 

ATA DA 2ª. (SEGUNDA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010,  realizada no dia 18 de JUNHO de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 10h30 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ELIZÂNGELA CARRIJO, ELMIRA LUZIA DE MELO SIMEÃO, EMERSON DIONÍSIO G. DE OLIVEIRA, MARCELA COELHO DE SOUZA, MARCELO BALABAN E SILMARA KÜSTER DE PAULA. E os alunos ANNA PAULA DA SILVA E NINA DE DEUS. Ausência justificada da professora CELINA KUNIYOSHI.

1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a sessão agradecendo a presença de todos e aprovando a pauta, com a inclusão de novos itens a serem tratados em outros assuntos a pedido da Profa. Marcelo Coelho de Souza e Nina de Deus.

1.1 Aula Magna e Primeiro Ciclo de Palestras em Museologia

O relato sobre os preparativos para a Aula Magna e Primeiro Ciclo de Palestras em Museologia, a ser realizado nos dias 22,23 e 24 de junho foi feito pela Profa. Lillian, que apresentou o folder de divulgação do evento. O Prof. Marcelo lembrou que no dia 24 de junho, indicado para sua apresentação “Perspectivas da História à formação do Museólogo”, ele daria aula para a turma de Museologia. Após breve discussão sobre a condução da situação, concluiu-se pela substituição da aula pelo evento, com a participação dos alunos. A Profa. Marcela questionou sobre sua concordância ao evento, ao que a Profa. Lillian informou que o assunto fora tratado na última reunião do Colegiado. A Profa. Marcela informou que estaria participando de um evento fora de Brasília nos dias 23 e 24 e que, portanto, estava tentando identificar um substituto para sua palestra “Perspectivas da Antropologia à formação do Museólogo”. O assunto foi encerrado com a recomendação da Presidente do Colegiado sobre a importância da presença de todos os professores na abertura e na última atividade do evento.

1.2 IV Fórum Nacional de Museus e III Encontro da Rede de Educadores em Museologia

O IV Fórum Nacional de Museus vai acontecer em Brasília na semana de 12 a 17 de julho. Considerado o principal evento nacional na área, a Profa. Lillian reforçou a importância da participação dos alunos e a esse respeito, insiste que os professores considerem a possibilidade de autorizar a participação integral no evento, incluindo o abono de faltas. A principal motivação para o pedido está baseada na deficiência do Curso na Teoria e Prática Museológica, que persiste até a finalização dos concursos em andamento. Durante a reunião, foi informada a impossibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários em atender ao pedido da Faculdade de Ciência da Informação no que se refere ao apoio na estada e alimentação dos alunos que chegam de outros estados. A Profa. Lillian lembra que o dia 13 de julho vai acontecer o III Encontro da Rede de Educadores em Museologia e pede a participação de todos, incluindo o evento social que vai acontecer no mesmo dia à noite. Logo que receber mais informações, enviará a todos os Membros do Colegiado.

1.3 Andamento dos concursos de edital de abertura n. 455 e n. 37

As provas do concurso para preenchimento de duas vagas para a área de Teoria e Prática Museológica, edital de número 455/2009, foram encerradas com sucesso. Houve uma candidata aprovada para o cargo de Professor Assistente e nenhum candidato inscrito para o cargo de Professor Adjunto. O pedido de homologação do Resultado Provisório e Final da vaga para Professor Assistente foi encaminhado à Vice-Reitoria (VRT). O Prof. Emerson lembrou que deveria ter passado antes pelo Colegiado. A Profa. Lillian desculpou-se e informou que trará na próxima reunião, como se aprovado ad referendum tendo em vista os prazos para nomeação em ano de eleição. O edital de abertura n. 37 continua em fase de convocação do candidato aprovado em 4º. Lugar (Deborah Silva Santos), tendo em vista que todos os esforços da VRT estão direcionados para a homologação dos resultados de concurso de toda a UnB, a fim de poder efetivar as contratações nesse ano de eleição.

1.4 Solicitação da aluna Juliana Fonseca Fiallo

A aluna Juliana Fonseca Fiallo candidatou-se ao Edital do DEG 04/2010 (Auxílio para Participação de Alunos de Graduação em Eventos Científicos Internacionais) na tentativa de viabilizar sua participação em estágio de curta duração em Arqueologia no Canadá. A Profa. Lillian lembrou que dentre os documentos necessários ao Edital estava a aprovação do Colegiado e por isso foi feito consulta em meio virtual na tentativa de vencer os prazos que se apresentavam. A votação foi favorável por unanimidade. A aluna conseguiu a aprovação e viaja nos próximos dias. Os alunos estão se organizando também para conseguir uma reserva extra de recursos para o período.

1.5 Outros assuntos

O trancamento geral de matricula do aluno Gabriel Vital Lins Júnior foi aprovado por unanimidade. Discutiu-se a oportunidade de realizar uma atividade extra durante o mês de  julho, que será discutida e amadurecida pelas professoras Silmara, Elmira e Lillian. Dentre as possibilidades de realização da atividade, a Profa. Elmira informou que o Diretor do Museu Nacional da República a procurou para informar sobre a exposição do artista Miró no mês de julho e que a instituição está disponível para iniciar parceria com a UnB, especialmente, oferecer aos alunos acesso à organização da exposição. Igualmente, o Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília colocou a instituição à disposição dos alunos do Curso para uso do riquíssimo Laboratório de Multimídia. A Profa.  Elizangela informou sobre a missão de estudos em Viena e Istambul e a participação no Evento Conferencia Internacional de História Oral em Praga. A Profa. Ana Lúcia fez um breve relato sobre o andamento das compras para os laboratórios. A Profa. Marcela solicitou que a votação de aprovação do Regimento Interno fosse anulada por causa de sua ausência na última reunião e pelo fato de que ela havia tido outro entendimento sobre o encaminhamento da votação do Documento. Ao fato apresentado, a Profa. Elizângela fez um longo relato da trajetória de elaboração do documento e as ações finais para sua votação na última reunião, lembrando que ele foi entregue em mãos para cada um dos representantes das Unidades Acadêmicas que compõem o Curso de Museologia. Lembrou que a Profa. Marcela poderia ter enviado o suplente para a reunião. Discutiu-se longamente e novamente repetiram-se os argumentos das últimas reuniões sobre o conteúdo do Regimento. A fim de encerrar a discussão naquele ambiente, a Profa. Lillian fez uma proposta de encaminhamento: enviar à Procuradoria Jurídica consulta sobre a validade da votação que aprovou o Regimento Interno. A motivação da proposta foi retirar do ambiente sadio da reunião de Colegiado a discussão que se estende por mais de um ano e que de fato, acaba por diminuir todos os demais assuntos que o Colegiado deve tratar. A propósito da criação de situações indesejáveis que o tema oportuniza, a Profa. Lillian manifestou desapontamento com o fato do Representante do Departamento de História ter convidado o Departamento de Antropologia e o Departamento de Artes para discutir o Regimento Interno. Ao que o Prof. Marcelo imediatamente respondeu que apenas se tratava de conversa cotidiana a respeito de um assunto caro àquelas Unidades Acadêmicas. Antes a Profa. Marcela havia proposto outro encaminhamento: refazer a votação, após um período de duas semanas para nova análise pelos colegiados. Nesse caso, o Prof. Emerson apontou para a dificuldade de anular a votação legítima de um colegiado. A Profa. Elmira manifestou-se absolutamente contra a retomada da discussão, tendo em vista os prejuízos que trazem e continuam trazendo ao Curso. Foram votadas ambas as propostas. Em ordem da lógica de encaminhamento, a primeira a ser votada foi sobre a anulação da votação que aprovou o Regimento Interno, com resultado de 2 votos a favor da anulação e 3 votos contrários à anulação. Em seguida, sobre o encaminhamento à Procuradoria Jurídica sobre a validade da votação que aprovou o Regimento Interno, que finalizou com aprovação unânime. Como último assunto da reunião, a aluna Anna Paula solicitou ao Departamento de Antropologia a análise da possibilidade da disciplina Introdução à Antropologia ser ofertada como disciplina da Cadeia Seletiva do Curso. Justificou o pedido e a Profa. Marcela vai estudar o assunto. Antes, a aluna manifestou preocupação crescente dela e de todos os alunos do Curso em ver o colegiado tão dividido. Ressaltou que por mais esforços que se façam na promoção de atividades extras, isso não é suficiente para tranquilizar os alunos em relação à unidade do Colegiado.

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Maria de Fátima Procópio, Secretária Executiva, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 

 


ATA DA 3ª. (TERCEIRA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 23 de JULHO de 2010

 

ATA DA 3ª. (TERCEIRA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 23 de JULHO de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 10h30 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, MARCELO BALABAN E SILMARA KÜSTER DE PAULA SUBSTITUINDO A PROFA. ELMIRA SIMEÃO. E o representante discente MATIAS MONTEIRO. Ausência justificada da professora CELINA KUNIYOSHI, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO G. DE OLIVEIRA E MARCELA COELHO DE SOUZA.

1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a sessão agradecendo a presença de todos e aprovando a pauta.

1.1 Aprovação das atas no 1 e no 2  de 2010

As atas foram aprovadas com pequena modificação inserida pelo Prof. Marcelo na ata no 1 a fim de melhorar a redação e o entendimento de sua argumentação no texto.

1.2 Calendário de reuniões para 2010

A Profa. Lillian apresentou o calendário de reuniões de colegiado para 2010. As datas acordadas são 27 de agosto, 24 de setembro, 29 de outubro, 26 de novembro e 10 de dezembro, sempre na sexta-feira no horário das 10h00 às 12h00. A fim de evitar falta de quórum nas reuniões, a Profa. Lillian pede que os membros do colegiado considerem a participação dos suplentes nas reuniões. Pede que os representantes dos Departamentos de Antropologia, Artes e História enviem a formalização dos titulares e suplentes. O Prof. Marcelo pede que inclua esse item no Regimento Interno.

1.3 Breve Relato sobre a Aula Magna e Primeiro Ciclo de Palestras

A avaliação do evento foi positiva ressaltando a maciça participação dos convidados para a Mesa de Abertura, o número de participantes, o lançamento do Manual do Curso de Museologia e o Código de Ética do Icom em língua portuguesa. O evento teve repercussão no Portal da UnB. Sobre as duas publicações lançadas durante a Aula Magna, o representante discente pede que o colegiado avalie a possibilidade de enviar ambas publicações a outros cursos de Museologia no país, já que a maioria se encontra no mesmo momento que o da UnB. Lembra que na possibilidade de uma nova tiragem seja realizada mais uma revisão de texto, pois ele detectou alguns erros nessa edição.

1.4 Breve Relato do IV Fórum Nacional de Museus

A Profa. Lillian relatou o III Encontro da Rede de Educadores de Cursos de Museologia (REM) e destacou as pesquisas sobre o Perfil de Alunos dos Cursos de Museologia (disponível na Comunidade Virtual do Curso) e o Estudo Comparado realizado. Nesse último item, a Profa. Lillian relatou à REM a particularidade do Curso da UnB como parceria de 4 unidades acadêmicas. A Profa. Silmara solicitou analisar a possibilidade de realizar eventos interdisciplinares de extensão durante o semestre em parcerias com a área de História e Artes, entre outras. A Profa. Lillian informou que haverá o seminário sobre a História da Documentação e que isto reflete o início da parceria com outras áreas. A Prof. Lillian participou também do encontro sobre Arquivos e Bibliotecas em Museus. Matias afirmou que a participação dos alunos foi representativa (apenas um aluno em todo o curso não participou do evento por motivo de doença) e ressaltou a importância do contato com profissionais da área. Afirmou também que a liberação dos alunos das aulas durante a semana foi extremamente positiva para propiciar a plena imersão nas atividades do Fórum. A Profa. Lillian informou que houve um problema inesperado na integração dos alunos e o Ibram com a Faculdade de Ciência da Informação (FCI) no que se refere às atividades de preparação dos alunos para o evento. Em síntese, não havia conhecimento de ninguém da FCI na convocação de diversos profissionais para a reunião de facilitadores que ocorreu nas dependências da Faculdade, ocasionando fato constrangedor para todos da FCI, que recebeu inúmeros atores do evento, sem ter sido sequer comunidade que a sala 120 iria receber mais de 40 pessoas estranhas à Faculdade. Os alunos acabaram por fazer o papel de anfitriões, a pedido da Profa. Lillian. Sobre esse incidente, a Profa. Ana Lúcia destacou que era importante o contato dos alunos com a atividade profissional e que o episódio serviria para o crescimento profissional de cada um. A propósito de situações inusitadas no IV Fórum, o representante discente, Matias Monteiro, verificou que a despeito do Curso de Museologia ter estado sempre disponível para auxiliar no evento, os stands de museus da Universidade lá presentes não faziam qualquer menção ao Curso. A Profa. Lillian informou que pediu para a Profa. Celina representar o Curso já que ela foi designada pelo DEX para a atividade (mas, ela apenas foi como indicada pelo DEX), e que pediu para ela relatar a participação da UnB no IV Fórum na Segunda Reunião de Colegiado. A Profa. Celina teve ausência justificada na reunião e não pode trazer a informação. O representante discente também notou que o evento pouco direcionou informação especificamente aos alunos. Achou que a metodologia adotada para a discussão sobre as diretrizes para a área não possibilitou o aprofundamento nos temas.  A Profa. Silmara informou que o Prof. Mário Chagas deverá passar 6 meses em Brasília e que ela tentará negociar com ele sua participação no próximo semestre com palestras e participações nas disciplinas oferecidas na FCI.

1.5 Concursos

Foram homologadas os resultados finais do concurso. O de edital 37 já nomeou a candidata que deve se apresentar na primeira semana de agosto. O de edital 455 está em processo de nomeação. A Profa. Silmara observa que será muito bom para o Curso a chegada de duas professoras com formação em Museologia. O Colegiado discutiu formas de criar a identidade do Curso e definiu-se pela identificação de áreas de interesse para posterior criação de linhas de pesquisa.

1.6 Requisição do CAMU de apoio à candidatura da UFGO para sediar o ENEMU 2011.

O Representante Discente obteve apoio à candidatura da UFGO para sediar o ENEMU 2011 e para a realização do primeiro encontro regional de estudantes de museologia UnB/UFGO.

 

1.7 Esclarecimentos sobre o processo de reformulação curricular

O Representante Discente consulta sobre como está o andamento das discussões sobre a reformulação curricular ao que a Profa. Lillian informa que está finalizando as discussões da Comissão de Integração Curricular até o final do primeiro semestre de 2010. Logo após, com base nos resultados dessa Comissão, começa os trabalhos de análise do CV do Curso de Museologia.

1.8 Regimento Interno

A Profa. Lillian pede aos membros do Colegiado nova redação para o Artigo 2 do Regimento Interno a a fim de atender a solicitação do DEG para quantificar o Órgão Colegiado. Os membros irão enviar por email a proposta de redação. O Prof. Marcelo pede a modificação na consulta ao PJU e informa que enviará a nova proposta de redação.

1.9 Informes

O Representante Discente informa a organização do 1o Simpósio Discente de Ciências da Informação pelo CABIBLIO, CAARQ E CAMU, que envolverá os três cursos da FCI. A organização do evento pretende convidar um representante discente da UFRGS. Vai divulgar o evento na Comunidade Virtual. Informa também a realização do 3o Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus (REMIC) 2011.

1.10 Outros Assuntos

A Profa. Lillian informou que recebeu do CEDOC a indicação do Prof. Marcelo Santos, que acaba de chegar da especialização na Itália em restauração em madeira e que conversaria com ele e a Profa. Silmara sobre a possibilidade de um Curso de Extensão para o próximo semestre.  Sobre as inúmeras demandas ao Curso, a Profa. Silmara relatou o pedido do Prof. George Sand, que deseja a colaboração do Curso para uma simulação sismológica. Relatou que o Prof. Cássio, do Museu de C&T, solicitou informação sobre a condição da Profa. Celina no Curso e na FCI.  A Profa. Ana Lúcia relatou sua participação em reunião com a Faculdade de Educação sobre a construção do Museu de Educação. O Prof. Demerval do Departamento de Geologia também solicitou apoio do Curso na reabertura do museu daquela unidade e em pesquisa específicas sobre Documentação Museológica. Diante das inúmeras demandas ao Curso, a Profa. Lillian vai, paulatinamente, entrar em contato com os todos os que gostariam de promover ações em Museologia. Sobre a necessidade de união de esforços para a plena consolidação do Curso de Museologia, o Colegiado reforça a necessidade da presença da Profa. Celina nas reuniões ordinárias, pois tendo ela participado desde o princípio da sua implantação, poderia contribuir na discussão e adoção de melhorias. Para fortalecer o Curso, a Profa. Lillian informa que a partir do segundo semestre de 2010 também será docente do Curso de Museologia. A Profa. Lillian informou do problema das disciplinas optativas no fluxo do Curso e que está resolvendo junto à SAA. Consultou sobre a possibilidade de criação das disciplinas Optativas “Seminário em Museologia 1” e “Seminário em Museologia 2”, que foi aprovado. O Representante Discente pediu que algumas disciplinas da Museologia, como por exemplo, a disciplina Introdução à Museologia seja aberta aos outros cursos da FCI. A Profa. Silmara fez a mesma solicitação para as disciplinas da área de conservação preventiva. A Profa. Silmara ressaltou a importância de realizar intercâmbio entre os cursos de Museologia do país trazendo professores convidados de outras universidades. Sobre o pedido da Biblioteca para aquisição de livros, a Profa. Lillian informou que os professores deverão enviar lista de títulos de livros para compra pela BCE que deverá ser aprovada na próxima reunião de colegiado. Em seguida, leu as normas de aquisição e informou que a Biblioteca tem R$600.000,00 para compra de livros para toda a universidade. A Profa. Silmara informou que a aluna Marina Silva pede para analisar sua transferência para universidade americana em junho de 2011. Ela deverá terminar o semestre antes do término oficial. Os professores foram favoráveis e aprovaram a seguinte recomendação por unanimidade: O Colegiado do Curso de Museologia recomenda aos professores da Aluna Marina Silva no 2º./2010 que verifiquem a possibilidade de finalizar a avaliação da aluna até o penúltimo mês do semestre letivo. A Profa. Silmara leu parecer de Estágio Probatório da Profa. Ana Lúcia que foi aprovado por unanimidade.

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Cláudia Neves, Secretária Executiva, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 

 


ATA DA 4ª (QUARTA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 27 de agosto de 2010

 

ATA DA 4ª (QUARTA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 27 de agosto de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 10h00 e estiveram presentes os professores: ANDREA CONSIDERA, DEBORAH SILVA SANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, ELMIRA LUZIA SIMEÃO, EMERSON DIONÍSIO G. DE OLIVEIRA, MARCELA COELHO DE SOUZA, MARCELO BALABAN E SILMARA KÜSTER DE PAULA.  Ausência justificada das professoras ANA LÚCIA DE ABREU GOMES e CELINA KUNIYOSHI.

1. Pauta: A reunião teve início com a Profa. Elmira, despedindo-se do Colegiado da Museologia como representante da Faculdade de Ciência da Informação. Fez um breve relato de sua participação durante a constituição do curso e que agora sente o amadurecimento com o novo quantitativo de professores, as providências de finalização efetiva de implantação da nova graduação e pelas diversas ações em andamento, que já começam a caracterizar o perfil do Curso e do Corpo Docente. Destacou a participação decisiva da Profa. Thèrése Hofmann nesse período, que também se despediu nessa reunião. Sente que infelizmente a discussão do documento de referência do Curso, o Regimento Interno, não tenha acompanhado a evolução visível do Bacharelado em Museologia, que, entre outras ações importantes: (i) promoveu a difusão do Código de Ética da Museologia na Região Centro-Oeste, (ii) elaborou seu Manual de Curso, referência para muitos cursos nascentes, (iii) promoveu a identificação do perfil do aluno de Museologia na UnB, (iv) que promoveu o debate sobre a graduação no país, por meio de seu estudo comparado e que não possui até o momento, um regimento, impedindo a manifestação de cinco professores contratados especificamente para o Bacharelado em Museologia e que participaram ativamente das ações acima citada e que teve, desde o início apenas coordenadores provisórios. Em seguida, a Profa. Lillian agradeceu à Profa. Elmira, reconhecendo seu esforço para a consolidação do Curso e seu espírito empreendedor para superar as dificuldades que se apresentaram no dia-a-dia da implantação de uma graduação. À continuidade, agradeceu a presença de todos, destacando a presença das professoras Andrea Considera (que assume no próximo dia 1 de setembro) e Deborah Silva Santos (que assumiu no último dia 2 de agosto), recém chegadas ao Curso de Museologia. A pauta foi aprovada com a inclusão de dois informes pela Profa. Silmara.

1.1 Aprovação da ata no 3 de 2010

A ata foi aprovada sem modificações por unanimidade.

1.2 XI Enancib: Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação. 
GT 9 Museu, Patrimônio e Informação (até 25 de agosto), RJ, 25 a 28 outubro 2010

A Profa. Lillian incentivou os membros do Colegiado a participarem do maior evento nacional de pesquisa em Ciência da Informação e que possui um GT específico para tratar da pesquisa em Museologia. Informou que o trabalho apresentado ao grupo na primeira reunião de colegiado intitulado “Estudo Comparado dos Cursos de Museologia no País”, que seria enviado ao Encontro, deverá sofrer mais algumas modificações e ser finalizado para envio em outra oportunidade. Os professores pediram para ter acesso mais uma vez ao documento com o objetivo de enviar contribuições.

1.3 Aprovação da Banca do Concurso 455

A Banca do Concurso de Edital de Abertura 455 foi aprovada por unanimidade, com a seguinte composição: Membros Efetivos: Presidente: Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, da Universidade de Brasília; Cynthia Roncaglio, da Universidade de Brasília e Rosane Maria Rocha de Carvalho, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT. Membros Suplentes: Rogério Henrique de Araújo Júnior, da Universidade de Brasília; Darcilene Sena Rezende, da Universidade de Brasília e Elmira Simeão, da Universidade de Brasília. A vaga do concurso é remanescente do último concurso realizado, de igual numeração, e que não foi utilizada por falta de candidatos.

1.4 Aprovação da criação de disciplinas optativas

As disciplinas Educação Patrimonial, Políticas e Práticas do Patrimônio Cultural no Brasil e Museu, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade foram aprovadas sem modificações.

1.5 Aprovação da bibliografia para compra da BCE

A relação de livros a serem adquiridos para o próximo semestre foi aprovada sem modificações e por unanimidade. Inclui também a bibliografia das disciplinas optativas aprovadas.

1.6 Relato da organização das disciplinas optativas

A Profa. Lillian informou o encaminhamento dado à solicitação da SAA sobre inconsistências relativas às disciplinas optativas do Curso. A mais grave referia-se a falta de pré-requisitos às disciplinas da cadeia seletiva. Para cada uma delas, foi introduzida disciplina “Museologia1”.  A Profa. Marcela informou durante o período de resolução do problema que a disciplina “Introdução à Antropologia” passa a fazer parte do conjunto de disciplinas optativas do Curso. Várias diligências foram realizadas em toda a universidade, com resultado positivo em relação à solução do problema e algumas conquistas, como as obtidas na Faculdade de Comunicação e no Departamento de Geografia, na inclusão de novas disciplinas optativas de interesse à formação dos alunos. O Departamento de Desenho Industrial e o Departamento de Geologia serão novamente contactados para aprofundamento da discussão.

1.7 Continuidade do Ciclo de Palestras

A Profa. Silmara iniciou o planejamento do 2º. Ciclo de Palestras do Curso de Museologia. O tema central do evento será Educação em Museus. A propósito do tema, ele foi cogitado a partir de reunião com a Rede de Educadores em Museus e Instituições Culturais do Distrito Federal (Remic), que propuseram uma parceria, que inclui a Oficina da Remic. O evento foi aprovado por unanimidade. A data de realização está em aberto, dependendo da disponibilidade dos palestrantes. Também foi apresentado o 3º. Ciclo de Palestras, com o tema Curadoria. De tal porte mostrou-se o assunto, que o colegiado decidiu por unanimidade que os próximos dois ciclos de palestras (3º e 4ª) seriam sobre curadoria em coleções de arte, em coleções científicas e em museus de história. Isso faz do Ciclo de Palestras de 2011 o de Curadoria. A motivação também veio da solicitação do Departamento de Geologia e do Departamento de Biologia que se interessam em participar de iniciativas com essa temática. O evento foi aprovado por unanimidade. A data de realização está em aberto, dependendo da disponibilidade dos palestrantes.

1.8 Informes

A decisão ad referendum da lista de oferta para o segundo semestre de 2010 foi homologada por unanimidade. A Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e o Departamento de Artes Visuais (IdA) enviaram, conforme decisão da última reunião de colegiado, o nome dos representantes titulares e suplentes para o órgão. Para representar a FCI, a Profa. Silmara Küster é a titular e a Profa. Ana Lúcia Abreu a suplente. Para representar o IdA, o Prof. Emerson Dionísio é o titular e a Profa. Thèrése Hofmann a suplente. Os representantes do Departamento de História e do Departamento de Antropologia vão enviar os nomes na próxima reunião de colegiado.

1.9 Outros assuntos

O Encontro Internacional de Arquitetura de Museus da Secretaria de Cultura GDF recebeu críticas por estar sendo realizado com grande investimento em detrimento à situação do Museu de Arte de Brasília. O Prof. Emerson relatou o recém-realizado seminário “Arte/Educação: que formação queremos?”. A Profa. Lillian informou que o pedido de nova redação para o Artigo 2 do Regimento Interno a fim de atender a solicitação do DEG para quantificar o Órgão Colegiado da última reunião sobre o parágrafo que define o número de representantes no colegiado não foi respondido. Ficou a decisão sobre o texto para a próxima reunião. A Profa. Silmara relatou a solicitação da FCI sobre procedimentos de estágio naquela Faculdade. A Profa. Lillian levará uma proposta para a próxima reunião. O Prof. Emerson indicou a necessidade de convênios com instituições que pudessem receber estágios. Citou em especial, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).  A Profa. Silmara relatou a iniciativa dos Pontos de Memória do GDF e que vai identificar uma forma de formalizar sua participação. A Profa. Deborah lembrou das bolsas de extensão para os alunos com o acompanhamento de um docente, que poderia ser incluída no rol de possibilidades.

 

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Maria de Fátima Procópio, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 

 


ATA DA 5ª (QUINTA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 24 de setembro de 2010

 

ATA DA 5ª (QUINTA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 24 de setembro de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 10h30 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ANDREA CONSIDERA, DEBORAH SILVA SANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO G. DE OLIVEIRA, MARCELA COELHO DE SOUZA E MARCELO BALABAN.  Ausência justificada das professoras e CELINA KUNIYOSHI e SILMARA KÜSTER DE PAULA.

1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a sessão agradecendo a presença de todos, aprovando a pauta e a ata n. 4 de 2010 sem modificações.

1.1 Regimento Interno: redação do Artigo 2. A discussão sobre a redação do Artigo 2 do Regimento Interno não teve evolução. A Profa. Marcela informa que ainda precisa de informações adicionais. A profa. Lillian insiste na necessidade de dar aos professores do Curso de Museologia um Colegiado. O encaminhamento foi dado pelo Profa. Marcela que irá marcar reunião com o Decanato de Graduação para discutir o assunto antes da próxima reunião de colegiado que vai acontecer no dia 27 de outubro.

1.2 Informações sobre o Concurso de Edital de Abertura 455

A Profa. Lillian Informou sobre a data provável para realização das provas do Concurso de Edital de Abertura 455: última semana de novembro (23,24 e 25). As inscrições estão abertas durante o perído de 11 de outubro a 7 de novembro de 2010.

1.3 Compra de livros pela BCE

A Profa. Elizângela relatou a finalização do pedido de compra de livros pela BCE para o Curso de Museologia, a partir da lista elaborada pelos professores do Curso de Museologia.

1.4 Informes

A Profa. Lillian convidou a todos os membros do Colegiado para a reunião a ser realizada no dia 29 de setembro com a presença do Prof. Mário Chagas, Diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (ibram). A pauta da reunião inclui o convite ao Diretor para proferir a Aula Magna do segundo semestre de 2010, o Convênio entre a UnB e o IBRAM, a continuidade da discussão sobre a craição de uma publicação periódica acadêmica, a participação do Curso de Museologia nos projeto “Pontos de Memória”, entre outros. A profa. Lillian informou sobre o café da manhã com os calouros, ocorrido na véspera do início do segundo semestre no Restaurante Universitário. Destacou a presença maciça dos estudantes e o sorteio de livros.

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Reginaldo XXX, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 


ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO INTERINO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 22 de outubro de 2010

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO INTERINO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 22 de outubro de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), solicitada pelos chefes dos departamentos de Antropologia e de História. A reunião teve início às 09h30 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ANDREA CONSIDERA, DEBORAH SILVA SANTOS, ELMIRA LUZIA MELLO SOARES SIMEÃO, EMERSON DIONÍSIO G. DE OLIVEIRA, JOSÉ OTÁVIO NOGUEIRA GUIMARÃES, LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, LUIS CARDOSO DE OLIVEIRA,  MARCELA COELHO DE SOUZA, MARCELO BALABAN E THERESE HOFMANN GATTI.  E os discentes ANNA PAULA DA SILVA e MATIAS MONTEIRO alunos do curso de Museologia. Ausência justificada das professoras ELIZÂNGELA CARRIJO e SILMARA KÜSTER DE PAULA.

 

  1. 1. Regimento Interno

A Profa. Elmira abriu a sessão agradecendo a presença de todos na Faculdade de Ciência da Informação. Os professores que chamaram à reunião concordaram com a presença dos demais professores do Curso de Museologia que não fazem parte do Colegiado Interino do Curso de Museologia. A necessidade de aprovação do Regimento Interno, a partir do consenso entre as unidades integrantes do Curso foi debatido exaustivamente. A Profa. Elmira apresentou dossiê com toda a história de criação do Curso de Museologia desde a década de 80, com ênfase nos momentos de efetiva criação no âmbito do Reuni. Ela destaca que os documentos apresentados e aprovados em todas as unidades acadêmicas são precisos quanto ao papel desempenhado pela Faculdade de Ciência da Informação. A Profa. Lillian insiste na importância dos novos professores do Curso ter direito a um colegiado. Ao que a Profa. Marcela insiste em não ser essa a instância a solucionar esse problema. Em relação a representatividade, o Prof. Luiz relata que não se opõe quanto à maior proporcionalidade da FCI. O Prof. José Otávio informa que todas a discussões da reunião serão levadas ao Departamento de História, a fim de decidir naquele colegiado o posicionamento a seguir doravante. Após a discussão, a proposta que se tornou mais viável foi a criação de um Conselho Consultivo, com a configuração do atual Colegiado Interino 
(1 representante de cada unidade acadêmica e o coordenador do Curso) e o Colegiado do Curso, por sua vez, ficaria com a presença de todos os docentes do Curso de Museologia de todas as unidades acadêmicas, que somam 12 professores, o Coordenador do Curso e um representante discente. Antes de finalizar a discussão, decidiu-se por consultar a Decana de Ensino de Graduação a fim de apresentar e  discutir a proposta.

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Reginaldo Olegario das Neves Alves, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 

 


ATA DA 6ª (SEXTA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 29 de outubro de 2010

 

ATA DA 6ª (SEXTA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 29 de outubro de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 10h30 e estiveram presentes os professores: ANDREA CONSIDERA, DEBORAH SILVA SANTOS, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA, MARCELO BALABAN E SILMARA KÜSTER.  Ausência justificada das professoras ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, CELINA KUNIYOSHI, ELIZÂNGELA CARRIJO e MARCELA COELHO.

 

  1. 1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a reunião, dando boas vindas a todos. Em seguida, aprovou a pauta da reunião. A ata no 5 de 2010 foi igualmente aprovada sem modificações.
  2. 2. Estágio Probatório. A Profa. Lillian relatou o parecer de estágio probatório da Profa. Deborah Silva Santos e da Profa. Andrea Fernandes Considera. Em relação à Profa. Andrea, no que se refere às atividades docentes, o relato informa que estão de acordo com o esperado no período de estágio. Serão ministradas as disciplinas no curso de Museologia, participação em outras disciplinas quando convidada, orientação de alunos de graduação e participação em bancas de defesa de trabalhos de graduação. Em relação à atividades de pesquisa, destaca-se o compromisso de ingresso em programa de doutorado, participação em atividades de produção do conhecimento a fim de que sejam publicadas ou disseminadas em encontros científicos e a participação em congressos, seminários, cursos e palestras de âmbito nacional e/ou internacional. Em relação às atividades de extensão, relaciona-se a participação em eventos de extensão promovidos pela UnB e por instituições afins e o envolvimento com atividades complementares que envolvam alunos do curso de Museologia. E, finalmente, em relação à atividades administrativas, estão previstas a participação nas reuniões do colegiado do Curso de Museologia, em comissões junto à Faculdade de Ciência da Informação,e outras necessidades que surjam no dia-a-dia acadêmico. A relatora emitiu parecer favorável ao plano de trabalho de estágio probatório e foi aceito por unanimidade pelo Colegiado. Em relação a Profa. Deborah, no que se refere às atividades acadêmicas, estão listados os compromissos de ministrar disciplinas no curso de Museologia bem como outros encargos docentes em consonância com as demandas do Curso, ministrar disciplinas optativas, participar de bancas de defesa relativas a trabalhos de graduação, tanto na UnB , com em outras IES. Em relação às atividades de pesquisa, destacam-se a continuidade aos estudos e pesquisas na área de Memória, Oralidade e Patrimônio Cultural referente a população negra brasileira promovidos pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEAB/CEAM/ UnB) e o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial (NPIR/DEX) e do Centro de Convivência Negra do quais sou pesquisadora e colaboradora, o compromisso no ingresso em programa de doutoramento e a participação em eventos científicos. No que se refere às atividades de extensão, estão relacionadas a participação e organização de cursos e eventos de extensão, a realização de palestras. E, em relação às atividades administrativas, estão relacionadas a participação nas reuniões do colegiado, nas reuniões do dia-a-dia do Curso de Museologia, a participação em comissões junto à FCI e em outras comissões em outras esferas da UnB. A relatora emitiu parecer favorável ao plano de trabalho de estágio probatório e foi aceito por unanimidade pelo Colegiado.
  3. 3. Aula Magna e 2o Ciclo de Palestras de 2010. A Profa. Silmara levou a programação do evento e confirmou a participação de todos os palestrantes convidados. Reforçou o convite aos membros do Colegiado Interino e ressaltou que a parceria com a Rede de Educadores em Museus e Instituições Culturais do Distrito Federal (Remic-DF) na realização do 14ª. Encontro da Remic no contexto do 2º. Ciclo de Palestras trouxe bons resultados no que se refere a constituição de parcerias e de início de novos projetos.
  4. 4. Exposição dos Cursos de Graduação da UnB. A Profa. Lillian informou sobre a realização da Mostra de Cursos de Graduação e pediu apoio para o rodízio no stand durante a semana de 8 a 12 de novembro. Informou que essa atividade faz parte da Semana de Extensão Universitária e é uma boa oportunidade de divulgar o Curso. O Prof. Emerson informou da possibilidade de incluir no stand também alunos e funcionários.

 

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Reginaldo Olegário das Neves Alves, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 


ATA DA 7ª (SÉTIMA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 26 de novembro de 2010

 

ATA DA 7ª (SÉTIMA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 26 de novembro de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 10h30 e estiveram presentes os professores: ANA LÚCIA DE ABREU GOMES, ANDREA CONSIDERA, DEBORAH SILVA SANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA, MARCELA COELHO e MARCELO BALABAN.  E os discentes ANNA PAULA SILVA e MATIAS MONTEIRO. Ausência justificada da professora SILMARA KÜSTER.

 

  1. 1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a reunião, dando boas vindas a todos. Em seguida, aprovou a pauta da reunião, com a retirada dos itens 6, 7, 8 e 9. A ata no 6 de 2010 e da Reunião Extraordinária foram aprovadas sem modificações.
  2. 2. Lista de oferta: A lista de oferta foi aprovada. Os departamentos de Antropologia e História enviarão o horário das disciplinas do próximo semestre, nomeadamente, Sociedades Indígenas, Tradições Culturais Brasileiras e História Regional nos próximos dias.
  3. 3. Criação de Periódico Científico: O Prof. Emerson relatou a iniciativa de criação do periódico destinado à divulgação e discussão de trabalhos de pesquisa no campo da Museologia. O Colegiado propôs alterações no documento apresentado. O Prof. Emerson trará a proposta atualizada para aprovação na próxima reunião, que se realizará no dia 17 de dezembro.
  4. 4. Levantamento Arqueológico Prospectivo: A Profa. Lillian informou ao colegiado a solicitação da ARS Consult Engenharia de receber a indicação de um museólogo para acompanhar a construção da estrada entre Figueirópolis (TO) e Ilhéus (BA). A demanda será repassada para o Conselho Federal de Museologia pela Profa. Andrea.
  5. 5. Atividades Anuais Fixas: A Profa. Deborah solicita um calendário fixo para o ano de 2011, a fim de otimizar o planejamento das ações de extensão da UnB com os eventos da Museologia que ocorrem durante o ano no país. Decidiu-se pela apresentação de um calendário na próxima reunião de colegiado.

 

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Reginaldo Olegário das Neves Alves, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 


ATA DA 8ª (SÉTIMA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 17 de dezembro de 2010

 

ATA DA 8ª (SÉTIMA) REUNIÃO DE COLEGIADO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DE 2010, realizada no dia 17 de dezembro de 2010, na sala 120 da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), sob a presidência da Profa. LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES, Coordenadora Interina do Curso de Museologia. A reunião teve início às 11h00 e estiveram presentes os professores: DEBORAH SILVA SANTOS, ELIZÂNGELA CARRIJO, EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA, MARCELA COELHO, MARCELO BALABAN e SILMARA KÜSTER.  E os discentes THOMAS NÍZIO. Ausência justificada das professoras ANA LÚCIA DE ABREU GOMES e ANDREA CONSIDERA.

 

  1. 1. Pauta: A Profa. Lillian abriu a reunião, dando boas vindas a todos. Em seguida, aprovou a pauta da reunião, com a inclusão do relato sobre a realização do Concurso para Professor do Curso de Museologia de Edital de Abertura 455 e do lançamento do livro Museus de Fora. A ata no 7 de 2010 foi aprovada com a correção da oferta das disciplinas do Departamento de Antropologia: Sociedades Indígenas e Tradições Culturais Brasileiras.
  2. 2. Criação de Periódico Científico: Foi decidida a criação da Comissão Editorial Provisória da revista. A comissão deverá analisar o título, o conselho editorial, e formato do primeiro número e dos demais. Para esse momento, decidiu-se por não ter editor-chefe, função que será assumida pelo Conselho Editorial, formado pelos professores Emerson Dionísio, Marcela Coelho, Marcelo Balaban e Silmara Küster. Após o primeiro relatório de atividades da Comissão, a Coordenadora do Curso vai encaminhar ao Conselho da FCI para deliberação sobre o apoio daquela Faculdade à criação do periódico.
  3. 3. Atividades Anuais Fixas: Em anexo, o calendário de atividades anuais fixas realizadas pelo Curso de Museologia e de interesse do Curso de Museologia.
  4. 4. Outros assuntos: O Prof. Emerson Dionísio convidou a todos para o lançamento do livro de sua autoria “Museus de Fora” no dia 20 de janeiro no Sebinho. O colegiado foi informado da candidatura de dois alunos do curso para bolsa de estágio internacional em Museologia em Cuba.

 

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, tendo eu, Reginaldo Olegário das Neves Alves, lavrado a Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidente do Colegiado.

 

 

 


 

 

Calendário de Atividades 2011 – Curso de Museologia

ATIVIDADE

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Reuniões de Colegiado

-

-

25

29

27

24

-

26

30

28

25

-

Seminário  conservação de material audiovisual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminário  Conservação de bens culturais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula Inaugural do Primeiro Semestre de 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Ciclo de Palestras.  Tema: Curadoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso de extensão: Conservação preventiva  Ufop

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula Inaugural do Segundo Semestre de 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º Ciclo de Palestras. Tema: Curadoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lançamento da Revista M

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calendário de Atividades de Interesse 2011

Dia dos Museus. Tema: Patrimônio

 

 

 

 

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Primavera dos Museus (Ibram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Fórum de Museus (Ibram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana de Extensão (UnB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia do museólogo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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